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Porto Meridional Arroio do Sal

O projeto do Porto Meridional, investimento privado de R$ 6bilhões, foi discutido em evento que fez parte da programação da 23ª Festa do Pescador de Arroio do Sal, no Litoral Norte. O Fórum Porto Meridional: Impactos no Município e no Estado foi promovido pela Câmara Municipal de Vereadores e  teve no comando do evento o presidente da Casa, vereador Mateus Coelho. 

Autoridades como o prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto, a presidente da Famurs, Adriane Perin, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Porto Meridional, deputado estadual Issur Koch, e o senador Luís Carlos Heinze estiveram presentes. Eles demonstraram em seus posicionamentos o interesse em assumir o Porto como um projeto do Estado e, por isso, estão trabalhando com o governo para viabilizar o terminal de Arroio do Sal. Segundo os painelistas, a pauta trazida pelo evento é um marco do Porto. A expectativa é de que toda a Região, inclusive a Serra, tenha um desenvolvimento antes do Porto e outro depois do Porto e se deixe de escoar a carga por portos de fora em função da distância a ser percorrida. 

Para o diretor jurídico da Porto Meridional Participações, André Busnello, o fórum serviu para explicar o projeto, com informações técnicas importantes, demonstrando a importância de um dos maiores empreendimentos privados já feitos no Rio Grande do Sul. “Foi um evento brilhante! Mostramos através da apresentação do projeto, mas também com a apresentação de informações práticas sérias e altamente qualificadas que estamos chegando para somar, não para dividir. Vamos contribuir para a ampliação da capacidade logística do Estado, com função complementar a uma estrutura que o Rio Grande do Sul já oferece, mas que precisa ser fortalecida”, avaliou. “Os painelistas deram seus depoimentos e mostraram o quanto a realidade do dia a dia indica que precisamos de mais um porto. Precisamos evitar que uma parte tão grande da nossa produção seja embarcada em terminais de outros Estados”, refletiu Busnello. 

A expectativa é de que 90% da carga que será embarcada no novo terminal, cuja capacidade será de 53 milhões de toneladas por ano, seja de produtos que atualmente precisam ser levados para fora do Rio Grande do Sul para serem transportados. “É essa fuga de recursos que queremos evitar”, afirmou Busnello. Ele explicou que, na prática, se o Estado for capaz de absorver o transporte dessa carga vai reduzir custos para o setor produtivo gaúcho, aumentar a arrecadação, melhorar a capacidade de investimento e estimular o desenvolvimento econômico. 

Sobre o Porto Meridional – O Porto Meridional será um porto marítimo onshore, a ser construído em Arroio do Sal, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O novo terminal nascerá na costa, mas ficará fora da faixa de areia, deixando o espaço livre para a utilização pública. O projeto, que já foi declarado de utilidade pública pelo governo do Estado, está em fase de licenciamento ambiental junto ao Ibama e já tem aval da Marinha, do Ministério de Portos e Aeroportos e da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). O investimento de R$ 6 bilhões é totalmente privado e vai gerar 1,5 mil empregos diretos e milhares de empregos indiretos durante a sua operação.

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