Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
08/12/2021

Dezenas  de pessoas participaram da Caminhada Inclusiva promovida pelo Conselho Municipal das Pessoas Com Deficiência – Compede, em Venâncio Aires, na manhã do sábado (4). A atividade, conforme o presidente do grupo, Alexandre Hertz tem por finalidade promover a empatia na população que é convidada a participar, colocando-se na posição de algum deficiente, seja vendando os olhos, ou se deslocando com ajuda de cadeira de rodas ou muletas. A caminhada saiu da praça Henrique Bender, descendo a Osvaldo Aranha, até a Praça Coronel Thomaz Pereira, quando fizeram a entrega de um documento ao prefeito Jarbas da Rosa, onde destacam e reforçam algumas demandas para atender a necessidade de deficientes.

O presidente do Compede, Alexandro Hertz, lembrou que conselho foi reativado em agosto deste ano, já que desde 2019 estava com as atividades suspensas, em função da pandemia Covid-19. “Fui eleito como presidente, ao lado do Márcio Freitas, o Dedé, e imediatamente, reiniciamos as atividades, especialmente esta caminhada inclusiva com o propósito de convidar as pessoas a praticar a empatia, se colocando no lugar de quem tem deficiência”. De acordo com ele, a participação das pessoas na caminhada foi muito positiva, tanto de quem participou com olhos vendados, ou nas cadeiras de rodas e muletas, como de quem se dispôs a conduzir essas pessoas.

“É muito sobre isso, saber se colocar no lugar dos outros, especialmente das pessoas com deficiência. Esse é nosso objetivo tornar nossa cidade mais acessível, mais inclusiva”, destacou o prefeito Jarbas ao receber o grupo na praça matriz, durante transmissão do programa Tua Vida Melhor. A partir da chegada do grupo na praça, a transmissão da programação passou a contar com a professora e interprete de sinais Natassya Haas fazendo a tradução para quem assistia na praça ou pelo Facebook da Prefeitura.

A vice-prefeita Izaura Landim (MDB), a vereadora Janete Brandão (PSD) e a secretária de Habitação e Desenvolvimento Social, Claidir Kerkhoff Trindade também acompanharam a caminhada, com os olhos vendados, expondo logo em seguida seus depoimentos sobre a experiência. A primeira-dama Janete da Rosa, também caminhou como o grupo como guia para o filho Henrique, que quis participar na caminhada inclusiva com os olhos vendados.

Texto e foto: Ascom Venâncio Aires

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine