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02/11/2021

A  segurança que você precisa para se tornar um profissional mais estratégico. O desafio foi colocado e a promessa foi cumprida! Com temas atuais, polêmicos e experiências práticas, o Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista 2021 entregou aos profissionais de Marketing e Comunicação das cooperativas conteúdos diferenciados.

Foram três dias de painéis com experts que trouxeram insights sobre a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) na Comunicação, o uso da plataforma de Big Data Analytics e Inteligência Artifical para decisões inteligentes, e indicadores de marketing para medir o desempenho e o sucesso da estratégia da coop.

A abertura do evento contou com a participação do presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, que destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais de Comunicação na divulgação do cooperativismo.

Comunicação e LGPD
O primeiro painel, no dia 26 de outubro, foi apresentado pelo advogado e sócio da Cabanellos Advocacia, Cristhian Groff, foi sobre um dos temas de maior debate nos últimos tempos em todos os setores – a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A lei, que entrou em vigor em 2020, tem como objetivos principais o equilíbrio entre a transparência, tecnologia, negócios e direitos fundamentais para proteger o tratamento de dados pessoais de pessoas físicas.

Após apresentar alguns os conceitos e definições genéricos, Groff respondeu a dúvidas pontuais no âmbito da Comunicação como os cuidados que os profissionais de Comunicação precisam ter na divulgação de matérias e publicações em redes sociais, como realizar o controle interno de imagens e alguns exemplos de medidas que precisam ser adotadas em eventos públicos e tratamento de dados de menores. E destacou que, mais do que consentimento, a LGPD é sobre informação, fazer contato com os clientes, mailing e usuários para informá-los sobre a maneira como seus dados serão utilizados e oferecer a opção de descredenciamento da base da empresa.

Big Data Analytics para tomada de decisões
Proporcionar uma experiência única ao usuário e permitir uma imersão ao vivo dentro de uma ferramenta de Big Data. Com essa missão, o diretor geral da IdMax, Luiz Bahia Bittencourt, e do diretor de operações da IdMax, Flávio Fáveri Silva apresentaram na última quarta-feira (27/10) a ferramenta da Neoway, recentemente adquirida pela B3. Dentre as soluções, direcionamento de estratégias de mercado, análise de concorrência, pesquisas de públicos-alvo, prospecção de leads qualificados, ações específicas de CPF, inteligência geográfica, prospecções territoriais e modelagens estatísticas desenvolvidas com a tecnologia de machine learning para gerar leads semelhantes aos melhores clientes. Perdeu o evento ou teve que sair mais cedo? Acesse aqui o painel e participe dessa jornada inédita proporcionada pelo time da IdMax, em parceria com a Assessoria de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs.

Indicadores de Marketing: como medir o desempenho e o sucesso da sua estratégia
Medir o desempenho e o sucesso da estratégia da sua coop nesse “mundão” do marketing digital não é uma tarefa simples! E para responder essa questão e ampliar o universo de opções que podem ser trabalhadas dentro dos squads de Comunicação, o especialista em tendências de negócios nas redes sociais, Rafael Terra, falou sobre métricas de campanhas pagas, de receita e de vendas, marketing de conteúdo, e-mail marketing, indicadores-chave de desempenho (em inglês, Key Performance Indicator, ou KPIs) e muito mais!

Conheça as 13 principais métricas em mídias sociais apresentadas por Rafael Terra:

Alcance: Número total de pessoas alcançadas.
Share of voice: Fatia no mercado.
Tráfego: Minha audiência está indo para o meu site?
Conversão: Pode ser número de vendas, leads, inscrições, etc. Essa métrica resslta o que está funcionando para o negócio da coop.
Engajamento: Não é só uma palavra bonita, é número. Quais os seus conteúdos que mais engajaram?
Sentimento: Saber se o público-alvo está falando “bem” ou “mal”.
Respostas: Verificar se Relacionamento e SAC estão sendo efetivos
Impacto: Avaliar se a marca está conversando com as pessoas certas.
Super fãs: Aqui o engajamento desses stakehlders vale ouro.
Shares: Quem compartilha o seu conteúdo.
Assessoria e RP Digital: Assessoria de Imprensa e Relações Públicas com públicos-alvo.
ROI: É o Retorno sobre investimento.
Otimização no Google: Otimização nas campanhas de pesquisa, captação de leads e anúncios no Google.
O conteúdo é imperdível e pra quem não assistiu o evento, acesse já o nosso canal do YouTube e fique por dentro de ferramentas indicadas pelo Rafael Terra, médias de mercado para métricas e muito mais!

Perdeu o Encontro? Não te preocupa!
A gente gravou tudinho e você pode acessar os painéis na íntegra nos links abaixo:

26/10 – Dilema da Comunicação na era da LGPD

27/10 – Big Data e Marketing: o match perfeito

28/10 – Indicadores de Marketing: como medir o desempenho e o sucesso da sua estratégia

 
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