Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
09/09/2021

A    Assembleia Legislativa concedeu, na tarde desta quarta-feira (8), a Medalha do Mérito Farroupilha ao presidente da Cotribá, Celso Krug. A iniciativa foi do deputado Clair Kuhn (MDB), e a cerimônia de entrega da honraria ocorreu na casa Cotribá no Parque de Exposições da Expointer, em Esteio.

Fundada em 21 de janeiro de 1911, a Cotribá é cooperativa agropecuária mais antiga do Brasil. Sua sede administrativa fica no município de Ibirubá e ela possui 61 pontos de negócios espalhados por 24 municípios gaúchos. Conta com um quadro de mais de mil colaboradores e oito mil associados. Celso Krug está no comando da cooperativa há 45 anos. “Tenho a honra de fazer parte dessa caminhada de sucesso. Passamos por momentos difíceis, mas superamos as crises com diálogo e trabalho. Foi muito gratificante até aqui, mas temos ainda muito o que fazer pela frente”, afirmou ao agradecer a distinção.

O proponente da homenagem revelou que Krug foi um dos responsáveis pela diversificação e pelo início da produção leiteira nas pequenas propriedades do Alto do Jacuí. “No início, a produção de leite foi vista com muita desconfiança. Foram as mulheres que abraçaram a ideia, que se transformou numa operação secundária nas propriedades. Mas em pouco tempo a renda do leite passou a movimentar a economia da região”, relembrou Kuhn, ao destacar o caráter visionário e a liderança exercida pelo presidente da Cotribá ao longo de sua trajetória.

O deputado afirmou ainda que “no momento difícil que atravessa o país, o cooperativismo tem uma lição importante para compartilhar”. “O capitalismo, gera bem e distribui mal. O socialismo distribui bem e gera mal. E o cooperativismo ajuda todos a crescer por meio da cooperação.”

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB), afirmou que a Cotribá “traduz a força do agronegócio gaúcho” e que seu presidente é um exemplo de liderança e dinamismo.

Gabriel aproveitou a presença do secretário de Tranportes e Logística, Juvir Costella, para ressaltar que, graças às reformas e privatizações aprovadas pela Assemleia Legislativa nos governos Sartori e Lei, hoje o DAER conta com R$ 1,3 bilhão para investir nas rodovias gaúchas. Antes disso, o orçamento do órgão girava em torno de R$ 150 milhões.

O presidente do Parlamento gaúcho fez também referência ao clima de radicalização no Brasil. “País nenhum cresce no eterno conflito, como se isso fosse resultar em algo bom para um lado ou outro. Precisamos que o Brasil cresça e para isso são necessários paz, racionalidade e entendimento”, preconizou.

A cerimônia foi acompanhada por lideranças da região do Alto do Jacuí e do agronegócio, pelos deputados Elton Weber (PSB) e Beto Fantinel (MDB) e pelo deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS).

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine