Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
14/06/2021

   A terceira edição do seminário O RS Pós-Pandemia, da Assembleia Legislativa, acontece no dia 24 de junho, às 18h

Quando a Covid-19 vai se tornar uma doença comum? Como o sistema de saúde atenderá a demanda reprimida, especialmente as cirurgias eletivas? Estes são alguns dos questionamentos que serão abordados no próximo seminário “O RS Pós-Pandemia”, promovido pela Assembleia Legislativa. A terceira edição do ciclo de debates acontece no dia 24 de junho, às 18h, com transmissão ao vivo pelos canais digitais da Casa (veja mais detalhes abaixo).

Os painelistas, que estarão presencialmente no Teatro Dante Barone, são os médicos João Gabbardo dos Reis e Eduardo Trindade. Gabbardo é atualmente o coordenador executivo do Centro de Contingência de Combate ao Coronavirus do Governo do Estado de São Paulo. Já foi secretário de Saúde do RS, presidente do IPE Saúde e gestor de empresas e outros órgãos ligados ao setor. Já Trindade é vice-presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremers). Também participam da discussão mediada pelo presidente do Legislativo, deputado Gabriel Souza (MDB), a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, e o presidente da Associação Médica do RS (Amrigs), Gerson Junqueira Jr.

Declarada pandemia pela Organização Mundial de Saúde em março de 2020, a Covid-19 passou a integrar o grupo de grandes surtos que afetaram a saúde global ao longo do tempo, como a gripe espanhola e, mais recentemente, a gripe H1N1. “Estamos enfrentando a Covid-19 há cerca de um ano e meio e precisamos entender seu comportamento, quando deixará de ser uma ameaça para a saúde da população e passará a ser uma doença controlável. Na prática, isso significa que os números de infecções, internações e óbitos não serão mais considerados uma emergência sanitária”, destaca o presidente Gabriel.

Para o parlamentar, o debate precisa prever também o quanto os sistemas de saúde estarão preparados para lidar com as demandas resultantes da doença e apontar soluções para as mesmas. “Isso inclui o atendimento às consequências da Covid-19, como os aspectos da saúde mental, inatividade e outros efeitos da exposição prolongada à doença, que afetam a todos”, explica.

Além dos painelistas, o seminário terá a participação virtual do presidente da Federação das Santas Casas, Luciney Bohrer, e da médica infectologista, prefeita e secretária de Saúde de Cruz Alta, Paula Librelotto. Também contará com a participação do diretor-geral da Santa Casa de Porto Alegre, Júlio Dorneles de Matos. O debate integra a série de eventos promovida em 2021 pelo Parlamento gaúcho com o objetivo de ouvir especialistas, discutir alternativas e propor soluções para o futuro da educação, das relações de trabalho, da saúde e da economia.

Acompanhe pela internet
O evento, que tem patrocínio do BRDE e do Banrisul e produção da Storia Eventos e Projetos, acontecerá a partir das 18h no Teatro Dante Barone e será transmitido pela internet. Será possível assistir pelo Youtube, pelo Facebook, pelo canal 16 da NET, pelo canal digital 11.2 (Região Metropolitana) e ouvir pela Rádio Assembleia.

Participe da plateia virtual
Um dos destaques dos seminários “O RS PÓS-PANDEMIA” da Assembleia Legislativa é a participação da plateia virtual. Já que a pandemia não permite acompanhar pessoalmente, os interessados nos debates podem marcar presença no digital. Basta conectar neste link, ligar a câmera e fazer parte da discussão.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine