Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
24/05/2021

No  dia 19 de maio, o Sescoop/RS realizou o lançamento interno do Programa de Integridade, um conjunto de medidas, controles e procedimentos voltados para a prevenção, detecção, punição e remediação de irregularidades, estabelecido pelo Sescoop Nacional, para desenvolvimento de uma cultura de integridade institucional.

O Sescoop/RS aderiu integralmente ao Programa de Integridade Nacional. E para auxiliar no entendimento do Programa, desenvolver ações de comunicação com os colaboradores e agentes externos, foi criado o Comitê Técnico Multidisciplinar para a Implantação do Programa, composto por colaboradores de diferentes áreas.

O lançamento interno para os colaboradores é uma das primeiras ações do comitê e aconteceu de forma online. Na abertura, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, falou sobre a importância do Programa para o cooperativismo como um todo. “Íntegro significa, em primeiro passo, ser fiel aos tradicionais princípios cooperativistas”. O Programa de Integridade é fundamental para que se consolide os programas e projetos do Sescoop no âmbito estadual e nacional. SomosCoop, somos cooperativistas, queremos uma organização melhor, uma sociedade melhor e principalmente uma economia melhor”, reiterou.

O coordenador do Comitê, José Máximo Daronco, explicou o papel do Comitê na implementação do Programa. “A gente procurou contemplar dentro desse Comitê diferentes áreas e diferentes públicos que são atendidos. Cada colaborador que integra o Comitê tem uma justificativa, no sentido de trazer uma representação da área ou ter alguma conexão direta com algum público. O Comitê atuará sob as diretrizes e terá a responsabilidade de disseminar as informações, promover eventos internos, coordenar as ações de treinamento e capacitação, planejar a implantação do Programa de Integridade junto ao Sescoop Nacional e trazer esse alinhamento de discurso através dos materiais que estão sendo produzidos pelo Sescoop Nacional”, destacou José Máximo.

Na sequência, a gerente de Controladoria do Sescoop Nacional, Giulliana Fardini, apresentou os detalhes do Programa, seus propósitos, objetivos e de que forma ele está alinhado com a estratégia sistêmica e institucional, bem como com a visão de futuro do Sistema OCB. “O propósito de implementar o Programa de Integridade é ressignificar a instituição. O sistema cooperativo é ético, mas ele precisa mais do que isso. Precisa ser reconhecido como tal. O Programa é uma forma de comunicar o nosso compromisso com a ética. E é importante que todos façamos parte disso”, convidou Giulliana.

Por fim, os colaboradores puderam tirar suas dúvidas sobre o Programa. Nos próximos meses, o Comitê aplicará uma série de ações para que o assunto chegue de forma mais clara e objetiva a todos os envolvidos no relacionamento institucional com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine