Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
07/05/2021

Em  audiência virtual com a juíza do Tribunal Regional do Trabalho, Ana Luiza Heineck Kruse, a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade, e o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes de Canoas, na quinta-feira (6), foram acordadas diversas medidas para solucionar os problemas envolvendo as linhas de ônibus da Sogal, em Canoas. O destaque é para os R$600 mil investidos na compra de passagens para os beneficiários do Auxílio Emergencial Canoense. No total, foram compradas 135 mil passagens.

Conforme o prefeito Jairo Jorge, o repasse dos valores tem como condição a garantia de não interromper os serviços por parte do Sindicato. “Não podemos permitir que os canoenses, usuários do transporte coletivo, sofram com os problemas de gestão da Sogal. Esse é mais um movimento da prefeitura para garantir a normalidade do transporte em nossa cidade”, declarou o prefeito. A compra de passagens está condicionada também ao não repasse de recursos à Vicasa. As ações do Município irão garantir que os funcionários recebam seus salários em dia.

Para evitar novas greves de trabalhadores, o município apresentou proposta à Justiça a fim de manter o transporte em funcionamento na cidade. Ficou acordado entre as partes a retomada dos seletivos, linhas rápidas e regularização dos pagamentos. Também foi apresentado um relatório completo para a magistrada, com questionamentos em relação ao cálculo tarifário apresentado pela Sogal e um levantamento da gratuidade no transporte coletivo.

O secretário Francisco Nunes explica que espera resultados positivos após a reunião virtual. “Na audiência de hoje, fizemos apontamentos de problemas que não podem acontecer, como o compartilhamento de peças e diesel e insumos entre Sogal e Vicasa”, detalhou. Ainda conforme Nunes, a Junta de Governança será mantida para acompanhar de perto que o acordo seja cumprido. A SMTM está trabalhando forte na recuperação do transporte público de Canoas. “Não tem solução simplória. Estamos fazendo o que precisa ser feito para manter o transporte público funcionando neste momento de grave crise econômica”, reforçou.

Foto: Alisson Moura

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine