Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
05/05/2021

O  governador Eduardo Leite participou, na manhã desta quarta-feira (5/5), como palestrante do 2º Fórum de Gestão Pública (Fogesp). Com o tema Desafios da inovação e disruptividade na gestão pública, o evento foi transmitido pelo site do fórum. A programação segue até quinta-feira (6/5).

“É sempre um prazer dividir a experiência do que passa no Rio Grande do Sul. É uma oportunidade de interagirmos e trocarmos experiências, algo fundamental para que possamos crescer. O Rio Grande do Sul é um Estado com enorme complexidade em função de decisões tomadas nas últimas décadas, que aprofundaram a despesa pública com a própria máquina pública, feitas em outro contexto histórico e político. O governo agiu na direção de reforçar a estrutura da máquina, e o Estado avançou mais rapidamente nas áreas da saúde, da educação, mas fez tudo isso com um crescimento da máquina que não conseguia suportar”, ponderou o governador.

Desde o começo da gestão, o governo do Estado tem empreendido esforços no sentido de buscar o equilíbrio fiscal e a redução da máquina pública, sem prejudicar a prestação de serviços. Para isso, realizou as mais profundas reformas administrativa e previdenciária, incluindo a reforma do sistema previdenciário dos militares, e deu início a uma reforma tributária, com a extinção do imposto de fronteira (Difal) e a redução de alíquotas. Durante a palestra, o governador fez uma apresentação para expor as principais ações adotadas nesse sentido nos últimos dois anos.

“Vivemos um tempo difícil, a convivência com a pandemia é desafiadora, mas tenho certeza de que sairemos mais fortes desse período, e reforço minha crença de que o governo e a sociedade, juntos, devem buscar sempre a melhor sinergia para transformar processos e fazer transformações que impactam a vida de muita gente. Estou seguro que a direção que seguimos no Rio Grande do Sul é de responsabilidade e de melhorias de processos, que vão culminar em entregas melhores para a população”, destacou Leite.

O segundo dia do evento também contou com a participação do vice-governador do Amapá, Jaime Nunes, e de diversos especialistas em governança e gestão.

O fórum tem como objetivo estimular agentes sociais ao desenvolvimento da gestão pública, potencializar projetos de modernização, refletir sobre reestruturação de processos, promover debates e entender a dimensão e a importância de uma gestão moderna e bem-feita, ressaltando a necessidade de inovação e conciliação de conceitos.

Texto: Suzy Scarton
Foto: Gustavo Mansur

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine