Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
30/04/2021

O prefeito  Luiz Zaffalon e um grupo de trabalho da Prefeitura de Gravataí se reuniram na manhã desta sexta-feira, 30, com a vereadora Márcia Becker, com o objetivo de apresentar o projeto de lei de autoria da parlamentar, que trata da redução gradual de veículos de tração animal, com inclusão social, em Gravataí. A exemplo do que está sendo feito em Porto Alegre e outras cidades vizinhas, a intenção de Márcia é estancar o sofrimento dos animais e dar condições de sustento para as famílias, que têm a sua fonte de renda proveniente da tração animal (popularmente conhecidas como carroças), por meio de qualificação, obtendo assim, outra perspectiva de renda e, consequentemente, uma melhor condição de vida.

Segundo o prefeito Zaffa, que é defensor da causa animal, este é um assunto importante e que precisa receber toda a atenção da sociedade. “O governo tem todo o interesse em colocar essa lei em prática, caso ela seja aprovada na Câmara de Vereadores. Isso trará benefícios aos animais, que não serão mais explorados, em situações, por muitas vezes , de maus tratos, e às famílias que, ainda hoje, têm a única renda do trabalho com a carroça, dando outras oportunidades. O projeto também proporcionará melhor orientação do trânsito no município”, ressaltou Zaffa.

Para a execução do projeto, caso ele se torne uma lei municipal, uma força-tarefa multidisciplinar será constituída. Participarão, além da Fundação do Meio Ambiente (FMMA), as secretarias municipais de Serviços Públicos: Mobilidade Urbana (por meio dos Agentes de Trânsito), Assuntos de Segurança Pública (por meio da Guarda Municipal), Saúde, Educação, e Família, Cidadania e Assistência Social.

“Assim como somos referência com o trabalho que realizamos para transformar o Canil Municipal em um espaço adequado para o bem-estar animal, queremos, em um médio prazo, nos tornar referência, também, nesta questão que traz a tração animal como meio, muitas vezes de maus-tratos aos cavalos”, reforçou o prefeito Zaffa, que participou ativamente de todo o processo de reconstrução do canil.

A vereadora Márcia Becker afirmou que “acabar com o sofrimento e a escravidão desses animais, é um sonho e um objetivo de vida”. Ela revelou também que se preocupa com as pessoas e sempre pensou em uma forma de inclusão social aos que vivem à margem da miséria. “Em pleno século 21, se torna inadmissível o uso de animais na tração disputando o trânsito com veículos potentes e motoristas impacientes, sendo açoitados e sem perspectiva de uma vida fora do asfalto. Os cavalos merecem a liberdade e, as famílias que deles dependem, uma forma mais digna de trabalho”, finalizou a vereadora.

Participaram da reunião, além do prefeito Zaffa e da vereadora Márcia Becker, a primeira-dama, Marlene Zaffalon, o diretor de Bem-Estar Animal da FMMA, Rafael Evaldt e os secretários municipais, da Saúde, Régis Fonseca, da Família, Cidadania e Assistência Social, Luiz Stumpf, de Assuntos de Segurança Pública, coronel Flávio Lopes, e de Serviços Urbanos, Paulo Garcia.

Texto: Paloma Vargas
Foto: Douglas Rosa

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine