Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
28/04/2021

Na  tarde desta quarta-feira (28), o Parlamento gaúcho homenageou, em sessão solene virtual, os trabalhadores e as trabalhadoras da área da saúde. A proposição foi do primeiro secretário da Mesa Diretora, deputado Valdeci Oliveira (PT).

Além dos parlamentares e profissionais da Saúde, a sessão contou com a presença virtual de representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, dos Conselhos Nacional e Estadual de Saúde, de conselhos profissionais, Sindisaúde, Sindihospa, Simers e Federasul.

Antes dos pronunciamentos das bancadas, o presidente da Casa, Gabriel Souza (MDB), cumprimentou a Mesa Diretora e o proponente da homenagem. "É o momento apropriado e justo para homenagear os heróis e heroínas que estão à frente do combate à pandemia no Rio Grande do Sul", registrou. Ele lembrou que a Assembleia Legislativa singelamente colaborou com recursos financeiros de seu orçamento, assim como os demais poderes, para auxiliar o governo na luta contra a pandemia. Foram R$ 90 milhões repassados a hospitais gaúchos e R$ 5 milhões aos pronto atendimentos que atendem pacientes com Covid-19.

Após, ele passou a condução da sessão para 1ª vice-presidente da Casa, deputada Kelly Moraes (PTB). Durante a solenidade, além dos pronunciamentos, foram executados os hinos nacional e rio-grandense.

Manifestações

Valdeci Oliveira (PT), proponente da homenagem, explicou que a sessão é para reconhecer o trabalho realizado por milhares de mulheres e homens que não têm medido esforços desde o início da pandemia do coronavírus, que já interrompeu o sonho de 400 mil pessoas no país e quase 25 mil pessoas no RS. Lembrou que esses profissionais, no compromisso de salvar vidas, arriscam suas próprias vidas e precisaram, em muitos casos, restringir o contato com suas famílias para que estas ficassem em segurança. O deputado disse que a homenagem é para agradecer em nome de todas as pessoas que acreditam no valor da vida, no direito à saúde, na pesquisa e no respeito à ciência. "Esta sessão solene também busca chamar a atenção da sociedade para a realidade diária da maioria desses profissionais: trabalhar por uma média salarial de pouco mais de dois salários mínimos", registrou. Valdeci ainda destacou que a pandemia vem mostrando que a saúde deve ser vista como um direito inalienável, uma obrigação do poder público e um bem a ser resguardado. Também citou a luta da enfermagem brasileira pela jornada de trabalho de 30 horas semanais e piso salarial. "Viva nossos trabalhadores e trabalhadoras da Saúde! Viva o SUS! Vacina para todos e todas!", finalizou.

Beto Fantinel (MDB) defendeu que, em épocas como a que vivemos, em meio a uma pandemia, é fundamental que os profissionais da Saúde sejam reverenciados. "São heróis que substituíram suas capas por máscaras e luvas e seguem atuando, mesmo com todas as dificuldades, como protagonistas no combate à pandemia", comparou. Para o parlamentar, esses profissionais são pessoas que sentem, cansam e precisam ser reconhecidas e valorizadas para se manterem firme nessa luta. "Viva o SUS! Viva os profissionais que trabalham no enfrentamento à pandemia. Parabéns a todos. Juntos vamos vencer essa pandemia!", declarou.

Juliana Brizola (PDT) avaliou que a sessão solene é um dos encontros virtuais mais significativos que ela participou. A deputada destacou que a crise sanitária mostrou que a ciência deveria ser a área a receber mais investimentos, lembrando que as universidades públicas são os principais centros de pesquisa no país. A pandemia também trouxe à tona, segundo Juliana, a importância de um sistema público de saúde forte. Lamentou que o Brasil e o RS estão na contramão do mundo, que investe em pesquisa, saúde e educação, pois aqui se busca implementar a lógica do estado mínimo. "E a pandemia tem nos mostrado o quanto o serviço público é importante o quanto o servidor público deve ser valorizado", reforçou.

Zilá Breitenbach (PSDB), que preside a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Casa, lembrou que o primeiro caso de Covid-19 no Rio Grande do Sul foi em 10 de março de 2020 e que, desde então, os profissionais de Saúde atuam no combate incessante à doença. Destacou que trabalhar nessa área, durante uma pandemia, é ser responsável, criativo, resiliente e inovador e que esses profissionais, antes mesmo de serem vacinados, não deixaram de ir trabalhar diariamente. Para a parlamentar, a pandemia mostrou as fragilidades nas estruturas da área da Saúde e defendeu que é preciso construir condições para que o setor tenha, cada vez mais, estruturas adequadas para atender a população. "Palmas, confetes, reconhecimento para todos. Estamos celebrando aquilo que vocês fazem a cada dia, que é salvar vidas", encerrou.

Franciane Bayer (PSB) registrou que a sessão de hoje era a primeira solene totalmente virtual. Lembrou que o próprio Jesus escolheu um médico, Lucas, para ser um de seus discípulos, numa demonstração de reconhecimento a esses profissionais. A parlamentar disse que os homenageados sempre foram imprescindíveis, mas com a pandemias passaram a ser nossos heróis, já que não medem esforços, improvisam e nunca desistem de salvar vidas. Defendeu que, além da homenagem, os deputados precisam fazer sua parte dentro e fora da ALRS na busca de uma saúde de qualidade para todos. Citou as frentes parlamentares que preside na Casa, destacando a que trata do combate ao suicídio, e sua atuação na Comissão de Saúde e na CPI que investiga o aumento de preços de medicamentos e insumos para combate à Covid-19. "Quero reiterar aqui meu compromisso pela saúde de qualidade para todos os gaúchos", finalizou.

Fran Somensi (Republicanos) disse que como farmacêutica sabe da importância que todos os profissionais da Saúde têm e classificou o trabalho desses profissionais como missão. Enfatizou que, com a pandemia, aprendemos a valorizar mais a família, o convívio com os amigos e também o setor da Saúde. "Com ou sem pandemia, eles sempre estiveram cuidando de todos", destacou. Ainda lembrou que eles não lutam apenas contra a Covid-19, mas lutam pela vida.

Luciana Genro (PSOL) defendeu que é preciso gestos concretos para reconhecer o esforço e o esgotamento desses profissionais. Criticou as flexibilizações que vêm sendo feitas nesse momento em que as UTIs ainda estão lotadas e em que os trabalhadores da saúde defendem a redução de circulação de pessoas para reduzir a circulação do vírus e, consequentemente, qualificarem o atendimento à população. Também questionou o que o governo do Estado fecharia para que fosse possível o retorno às aulas presenciais sem aumentar a circulação das pessoas. Manifestou ainda preocupação com o sucateamento dos pronto socorros e com a situação dos profissionais do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf), que estão sendo demitidos pela prefeitura de Porto Alegre. "Precisamos respeitar os trabalhadores da Saúde na prática. Não adianta só chamá-los de heróis", declarou.

Ao final das manifestações das bancadas, Kelly Moraes (PTB) também cumprimentou os trabalhadores e as trabalhadoras da área da Saúde, manifestando o reconhecimento e a gratidão de sua bancada.

Texto: Letícia Rodrigues
Foto: Joel Vargas

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine