Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
27/04/2021

A  gravidade da doença Covid-19 aumentou em função da flexibilização das medidas de prevenção, o que ocorreu durante as festas de final de ano e carnaval e assim como do baixo número de testes de diagnóstico de alta precisão. Somado, ainda, a sobrecarga de trabalho que o LACEN-RS vem enfrentando nos últimos meses, o que provocou demora na entrega e resultados.

Nós, da M&S Análises Clínicas, defendemos a utilização do RT-PCR em tempo real para a detecção precoce de SARS.COV.2. Somente com a utilização desta técnica é que se pode rastrear a infecção do vírus e isolar pessoas positivas e testar os contaminantes sintomáticos e assintomáticos, tornando efetivo o controle da disseminação deste vírus.

Hoje, a M&S Análises Clínicas, atende mais de dez prefeituras, fazendo um trabalho, não só de prestação de serviço de diagnóstico, mas também de consultoria para as secretarias municipais de saúde destes municípios, orientando seus gestores em questões sanitárias e epidemiológicas com relação a pandemia. Inclusive disponibilizando equipe técnica em tempo integral para orientação da elaboração de documentos para a defesa no programa estadual de bandeiras.

Nosso laboratório dispõe de equipe técnica qualificada e frota de veículos licenciada para a coleta e transporte de amostras em domicílios e em empresas, em tempo integral, inclusive em outras localidades dentro e fora do estado do RS. Também possui equipe com enfermeiros e técnicos em enfermagem treinados para a coleta em sistema Drive Thru. Ambos com entrega de resultados em até 12 a 24 horas.

O fato de se ter resultados com agilidade, é realmente a única maneira de se conseguir conter os surtos. Nenhuma equipe de saúde consegue dar conta de fazer a conscientização da população, principalmente depois de um ano, em que as pessoas já estão cansadas de quarentena e de ter ficado inúmeras vezes sintomáticos. É muito difícil para os profissionais de saúde convencer as pessoas a aderirem à quarentena. As pessoas pensam que nunca o problema é seu, é sempre do outro. Portanto, ela fica em casa aguardando o exame que ela pode confiar.

A utilização do exame RT-PCR, em tempo real, auxilia na triagem dos pacientes que são considerados positivos e, por precaução, encaminhados para alas do Covid, evitando contaminar outras pessoas pela exposição.

Aguardar os resultados de exames por um longo período causa grande prejuízo à economia, pois muitos que estão de quarentena não possuem a doença, mesmo assim, ficam sem produzir para a sociedade. Portanto, fazer a paralisação da sociedade, fazer lockdown ajuda, mas testagem efetiva ajuda mais. Sem falar que as novas variações virais são ainda mais agressivas e precisam de intervenção cada vez mais rápida, não podemos ficar aguardando definição de diagnósticos.

TONI MACHADO
Diretor-executivo da M&S Análises Clínicas




 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine