Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
20/04/2021

Instalada  em 20 de abril de 1835, a Assembleia Legislativa completa 186 anos. A data foi lembrada pelo presidente do Parlamento gaúcho, Gabriel Souza (MDB), ao abrir a sessão plenária da tarde desta terça-feira (20). “Naquele longínquo outono, há 186 anos, apenas 28 membros formavam nosso primeiro parlamento e todos tinham que ser do sexo masculino, maiores de 21 anos, católicos, ter renda mínima de 400 mil reis anuais e possuir casa própria”, historiou.

Com apenas dois partidos na arena política, o Liberal e o Conservador, o Rio Grande do Sul iniciou uma longa caminhada até deixar de ser a Província de São Pedro para se tornar um dos mais importantes estados brasileiros. “Houve anos de progresso, anos de fartura e também períodos de dificuldades, onde imperou a necessidade de sermos criativos, resilientes e empreendedores. Ouso até dizer que vencemos sempre. E venceu, sem sombras de dúvidas, a democracia”, rememorou.

O presidente ressaltou que a Casa, atualmente, abriga todas as representatividades que formam o povo gaúcho e que não é por acaso que, na entrada da sede do Poder Legislativo, está escrito na pedra “Povo sem parlamento é povo escravo”.

55ª Legislatura

Em flagrante contraste com a primeira composição legislativa do Rio Grande do Sul, a atual legislatura, lembrou o parlamentar, é formada por homens e mulheres das mais variadas idades, com respeito a suas crenças ou à ausência delas e com profundo respeito a todas as diferenças. “Nos une, enquanto deputados da 55ª Legislatura, um objetivo maior, que é o bem comum e o desenvolvimento de nosso Rio Grande”, apontou.

Gabriel afirmou ainda que a pandemia levou toda a sociedade a buscar uma nova forma de viver e que os 17 partidos com assento no Legislativo passaram por cima dos pontos que os distanciavam e construíram pontes com pautas comuns para superar as dificuldades, prantear as perdas e comemorar as vitórias. E com isso, “torna-se farol que indica um caminho na escuridão da noite, abraço que consola e mão estendida que oferece ajuda”.

O presidente encerrou seu discurso parabenizando todos os deputados pelo trabalho que “tem sido fator decisivo na superação das dificuldades pelas quais passa nosso estado, em meio à grande crise da saúde e da economia que vive o mundo”.

Texto: Olga Arnt

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine