Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
12/10/2020

Qual  o nosso papel na ressignificação do cuidado e da saúde em tempos de mudanças? Esse foi o questionamento central da série de lives que integraram a programação da 1ª Jornada de Saúde do Servidor. Durante cinco dias, especialistas em saúde e segurança debateram sobre ortopedia, luto, acolhimento, serviço social, segurança e saúde mental.

Idealizada pelo Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador (Dmest), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), a Jornada de Saúde abordou, nesta primeira edição, as principais causas de afastamento dos servidores públicos.

Na segunda-feira (5/10), os servidores Rubens Nadal, Gabriela Mendelski e Bianka Rauber falaram sobre os as mudanças trazidas pela pandemia na rotina de trabalho e os impactos na saúde como sedentarismo, dores, lesões e mesmo novas doenças ocupacionais.

Na terça (6), o luto e o acolhimento foram abordados pelas psicólogas Carolina Pereira, Priscila Nassif da Silva e pela diretora do Dmest, Carla Bravo. A assistência social na atenção às implicações do processo de trabalho foi o tema de quarta-feira (7), abordado pelas assistentes sociais Eliane Nunes de Carvalho, Maristela Costa de Oliveira e Lisiane Paganotto. Na quinta (8), segurança no trabalho e higiene ocupacional foram debatidos pelo médico Günther Nietiedt e pelos servidores da Fase José Hoffmann dos Santos e Ricardo Moreira.

Na véspera do Dia Mundial de Conscientização à Saúde Mental (celebrado no dia 10 de outubro), o tema foi trazido pelas psicólogas Taíse Otero, Adriana Oliveira da Silva e pela psiquiatra Glaydcianne Pinheiro Bezerra, na live de encerramento da Jornada.

A diretora do Dmest, Carla Bravo, comemora a adesão dos servidores às atividades apresentadas durante a semana. “Estamos muito felizes com o feedback recebido nesta primeira edição. Tivemos mais de mil inscritos e, até o momento, 1.500 visualizações nos vídeos. Nosso projeto prevê nova edição a cada seis meses, sempre com temas pensados para a saúde e bem-estar dos nossos servidores”, informou. Ao final de cada live, uma cartilha sobre o tema foi lançada.

• Clique aqui e assista aos vídeos.

• Clique aqui e acesse as cartilhas de cada tema.

Texto: Juliana Roll/Ascom SPGG/Edição: Secom/Foto: Divulgação

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine