Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
01/10/2020

Começou  ontem (29/9) o Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas, voltado para mulheres cooperativistas e do agronegócio, que tratou de temas importantes como superação e resiliência, sucessão familiar, gestão financeira da propriedade e as perspectivas para o agronegócio no cenário político e econômico. O evento, que foi organizado pelo Grupo Conecta e que conta com o apoio do Sistema OCB termina hoje, dia 30 de setembro e acontece virtualmente.

A programação contou com uma feira agro virtual, com direito a exposição de produtos e serviços e, ainda, palestras específicas sobre temas como liderança feminina, por exemplo. O encontro tem também um estande virtual do movimento SomosCoop onde é possível ter acesso aos materiais e publicações.

Sistema Ocergs

O Sistema Ocergs esteve presente no evento, através da participação da analista técnica do Sescoop/RS, Ubiracy Barbosa Ávila, no painel “A mulher empreendedora que traz beleza, liderança, atitude e sucesso”. O debate, mediado por Marisa Helena Contreras, contou também com a participação da gerente administrativa da Coocam, Cristiane Aparecida Moro, a diretora da Fazenda Pedra Negra e Cooperada da Minasul, Christina Ribeiro Pinto e a produtora rural, Carmen Lúcia Chaves de Brito.

As participantes contaram suas histórias inspiradoras de como elas fazem a diferença, a forma com que atuam sendo agentes de mudanças no cooperativismo e no agronegócio , seus diferenciais competitivos e seus impactos positivos nas comunidades em que elas atuam. Ubiracy comentou sobre os projetos que o Sistema Ocergs desenvolve junto às mulheres e aos jovens das cooperativas do Rio Grande do Sul e de que forma pode trabalhar, cada vez mais, para estar cada vez mais próximo da mulher na sua caminhada para o protagonismo. Segundo ela, integrar as mulheres em debates, em ambientes de trabalho, buscando a qualidade profissional, a humanização dessas mulheres é o que diferencia o produto do agronegócio. “O cooperativismo não tem faixa etária e nem gênero e o Sistema Ocergs trabalha, atento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e em conjunto com a OCB, para trazer capacitação e conhecimento para que a mulher, com sua força, sensibilidade, perseverança e cooperação, consiga aprimorar suas atividades no dia a dia”, afirmou Ubiracy.

Programação encerra hoje

Com o tema “Mulher sábia edifica sua família, sua propriedade e seus negócios”, o encontro também apresentará uma palestra do Padre Fábio de Melo. O objetivo é proporcionar às participantes um conteúdo completo, que abrange o dia a dia profissional, mas também se preocupa com as emoções, o equilíbrio e o bem-estar.

“As mulheres cooperativistas são gestoras de propriedades e têm uma responsabilidade grande na área administrativa, financeira e de recursos humanos e, ao mesmo tempo, equilibram a balança como mãe, esposa e mulher. Um dos grandes objetivos é que elas aprendam sobre gestão ao mesmo tempo em que valorizem seu lado feminino, suas potencialidades e tenham sinergia entre todos os papéis que precisam equilibrar”, afirma a diretora Executiva do Grupo Conecta e diretora da MPrado Cooperativas, Luciana Martins.

“É de fundamental importância um espaço, um evento que proporcione reflexões e conexões para que a gente perceba que não está só. Afinal, somos muitas e é importante estarmos juntas debatendo e construindo uma base sólida para enfrentarmos essa fase. Ao invés de desistirmos, esse é o momento de insistirmos em nossos objetivos. É assim que vamos construir uma sociedade mais forte, mais justa e equilibrada para todos e todas”, afirma a gerente deral da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Tânia Zanella.

Além de mulheres de todos os estados brasileiros, o encontro contou com importantes nomes do cenário político-econômico nacional, como o da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, da gerente geral da OCB, Tânia Zanella, e de Teresa Vendramini, presidente da Sociedade Rural Brasileira.

Acesse o site e confira a programação completa: https://gpoconecta.com.br/enmcoop/

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine