Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
30/09/2020

Ocorreu,  na noite desta terça-feira (29), o evento de lançamento do novo curso de pós-graduação da Escola Superior de Advocacia: Especialização em Direito Médico e da Saúde. O curso é uma realização da OAB/RS e ESA/RS – em parceria com a UNISC – e tem previsão para iniciar em 4 de novembro. As inscrições estão abertas e vão até o dia 25 de outubro.

A abertura do webinar foi realizada pela diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos. “É um dia muito especial, pois estamos proporcionando mais uma oportunidade de aprendizado para os advogados e advogadas do Estado, através de mais uma grande parceria com a Unisc. Essa especialização nasce diante de uma nova realidade que estamos vivendo, espero que todos gostem”, disse Rosângela ao adiantar que duas bolsas de 50% de desconto para o curso seriam sorteadas entre os participantes durante a transmissão.

O professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e coordenador do curso, Luiz Egon Richter, explicou a construção da especialização e seus objetivos. “Este curso ele tem o olhar para duas frentes: a capacitação de profissionais que vão atuar na jurisdição, no campo processual e na busca da concretização do direito fundamental à saúde; mas também a formação de profissionais identificados e comprometidos com a dignidade e a saúde das pessoas”, disse.

A presidente interina da Comissão Especial da Saúde da OAB/RS (CES), Mariana Diefenthaler falou mais sobre a grade curricular e a multidisciplinaridade que o curso abordará. “Não vamos trazer apenas a ciência médica e o Direto nas disciplinas do curso. São várias áreas de conhecimento, como a filosofia, ao questionar as ciências e suas práticas, porque nem sempre a vida segue o rigor das Leis. Assim como incluímos a psicologia forense, a bioética, o empirismo, entre outros”, afirmou.

Na sequência, aconteceu a aula pré-inaugural do curso, que foi ministrada pela presidente da Comissão Nacional de Saúde da OAB, Sandra Dino. No início de sua fala, Sandra contou sobre como é trabalhar com o Direito da Médico e como isso pode despertar o interesse dos advogados através da vivência na área. “Mesmo sendo advogada, a minha paixão pela Medicina me faz estudar e até falar muitas vezes como uma médica. A gente vive com o Direito Médico diariamente, convivendo com as aflições e necessidades dos profissionais da área que vêm até nós para buscar uma orientação. E isso faz, de fato, a gente se apaixonar pela disciplina. Então se eu conseguir fazer que cada um de vocês sinta um pouco da paixão que tenho pelo Direito Médico, já está cumprida minha missão” falou.

Ao final da palestra, duas bolsas de 50% de desconto para o curso foram sorteadas entre os participantes que se inscreveram no webinar de lançamento.

Presenças

Também participaram do webinar: os advogados membros da CES e professores da Pós-graduação - Cassio Martinez; Paulo Ricardo D'Oliveira; Isadora Dalmolin; Lucas Lazzaretti, Ana Paula Adede, Lucas Baumhardt e Cristiano Schmitt. Além do diretor de Cursos Especiais da ESA/RS, Ricardo Hermany.

Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde

O novo curso da ESA/RS Seu objetivo geral é o de promover a capacitação jurídica de profissionais do Direito e de outras áreas, com vistas à atuação no mercado exponencial como a disciplina que mais cresce na atualidade. Considerando, também, a necessária tutela da pessoa humana e as vulnerabilidades do acesso à saúde pública e privada no Brasil, com fundamento nos princípios fundamentais da cidadania, dignidade da pessoa humana e dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, com fundamento na construção de uma sociedade livre, justa e solidária para garantir o desenvolvimento nacional e promover o bem de todos através da educação.

A concretização do objetivo geral do curso será efetivada a partir de quatro pilares: o direito fundamental à saúde na perspectiva do Estado Democrático de Direito; da composição de conflitos no âmbito da atividade médica e da saúde no Brasil; da contratualização e de seus efeitos no âmbito da atividade médica e da saúde no Brasil e Tópicos complementares. Haverá disciplinas teóricas e práticas no cenário online com ética e compliance na saúde em conformidade com as normas de segurança e efetividade.

O curso terá uma carga-horária de 360 horas e será totalmente via EAD. Para saber como se inscrever no curso, os valores, o investimento, bem como saber mais sobre os seus módulos e disciplinas, clique neste link.

Confira o nome das vencedoras da bolsa de 50% de Desconto:

Andréa da Silveira
Tatiane Salvi Valgoi

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine