Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
08/06/2020

Comprometida  com políticas públicas que prezem pelo meio ambiente, a Prefeitura de Canoas recebeu, na semana alusiva ao tema, duas medalhas concedidas pelo ICLEI Governos Locais pela Sustentabilidade. Os reconhecimentos foram dados tendo em vista a conformidade das ações de gestão e a adaptação às recomendações consideradas pela instituição.

Segundo a diretora de Licenciamento, Fiscalização e Monitoramento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Vera Bini, o município tem trabalhado em diversas frentes para buscar um desenvolvimento sustentável em equivalência com o recomendado pelo ICLEI. Estes trabalhos são avaliados sob três aspectos: social, econômico e ambiental. Além disso, as ações estão alinhadas com os 17 Objetivos do Milênio, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e com os critérios e metas de comprometimento definidos pelo Acordo de Paris.

Entre as iniciativas canoenses de destaque e que impactam no reconhecimento dado a cidade, estão as escolas sustentáveis, cuja energia solar possibilita mais 90% de economia; e a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, que já tem convertido materiais – antes sem destinação correta – em insumos para melhorias no município. “Essas medalhas conferem ao nosso trabalho uma certificação de que estamos não somente no caminho certo, mas trabalhando seriamente. Raros são os municípios que conseguem chegar a esse nível de trabalho”, explica Vera.

O resultado é comemorado pelo secretário de Meio Ambiente, Crístian Schultz. “O município foi premiado com dois selos de boas práticas conferidos pelo ICLEI, uma das maiores organizações mundiais em prol do desenvolvimento sustentável. O reconhecimento de nosso trabalho mostra os projetos de sustentabilidade da atual gestão estão gerando bons frutos”, celebra.

Há ainda mais uma etapa que a cidade deve cumprir para avançar no processo de desenvolvimento sustentável proposto e avaliado pelo ICLEI. O atingimento da meta proporcionará a cidade atrair mais investimentos de instituições públicas e privadas também comprometidas com estes objetivos.

Sobre o ICLEI Governos Locais pela Sustentabilidade

É uma rede global de mais de 1.750 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Foi fundado em 1990 por 200 governos locais de 43 países, que se reuniram no primeiro Congresso Mundial de Governos Locais por um Futuro Sustentável na sede das Nações Unidas, em Nova York.

Na América do Sul, conecta mais de 80 governos associados em 8 países.

Assessoria de Comunicação/Foto: Divulgação PMC

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine