Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
06/11/2019

  A noite desta terça-feira, 5, foi marcada pela abertura oficial do 20º Festival de Teatro Estudantil de Gravataí (Festil). Realizado pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), o evento reúne peças de escolas de todo o estado. As apresentações ocorrem no Teatro do Sesc e a Entrada é franca.
O Festil tem como objetivo abarcar e divulgar produções cênicas que poderiam ficar restritas apenas aos limites de suas escolas de origem, dando visibilidade a novos talentos para a cena teatral. Por isso, o evento é destinado a grupos estudantis, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio e Educação Especial, com o intuito de fomentar a difusão das artes cênicas no contexto escolar e trabalhar o teatro de base, entre crianças e jovens sem caráter competitivo. O intuito é promover a arte como Política Pública Cultural. A novidade desta edição é o intercâmbio cultural já que 70% dos grupos selecionados são de Gravataí e os outros 30% de outras localidades.

Na cerimônia de abertura, que ocorreu na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, o prefeito Marco Alba destacou o papel da arte na construção do cidadão. "A arte procura mostrar a essência do ser humano no mais amplo sentido. Faz crítica, mostra a amplitude de um fato e ainda deixa marcado na história um momento." Ele ainda parabenizou todos os envolvidos e pediu para que todos façam a arte com amor. "E por toda essa manifestação que temos no festival, tenho certeza de que é por amor que vocês estão aqui e por vontade de fazer a diferença no mundo. Vida longa à cultura do teatro estudantil em Gravataí."
A secretária de Cultura, Esporte e Lazer Fernanda Fraga destacou que mesmo com toda a crise e cortes que a cultura vem sofrendo nos últimos tempos, o governo do prefeito Marco Alba entendeu a importância da área. "Retomamos o Festil há seis anos por sabermos do poder transformador da arte, principalmente na fase estudantil. Com este projeto incentivamos que professores fora da sua carga horária, muitas vezes, mas por amor, possam ajudar na formação de seres humanos mais críticos, mais desenvolvidos, mais pensantes."
Ela lembrou que além do Festil, foram retomadas nesta gestão as oficinas de teatro e o Festival Estadual de Teatro. "Tudo isso porque acreditamos no poder transformador da cultura para uma sociedade e porque sabemos que precisamos investir na base. Estamos em um momento de se falar em pontes na cidade e é importante lembrar que na cultura, pontes foram reconstruídas para que Gravataí forme pessoas melhores."
O vereador Wagner Padilha representou a Câmara de Vereadores de Gravataí no evento e ainda é jurado do Festil. Ele lembrou que a sua carreira na arte iniciou no Festil e exaltou o ambiente de troca de conhecimento que esta edição tem proporcionado. "Quando vejo tudo o que a arte fez na minha vida e vejo crianças de 10 anos dizendo que querem seguir como carreira, vejo que este é um caminho certo para uma sociedade."
Entre as presenças estava a diretora de Cultura de Gravataí, Natiele Fonseca, a técnica superior em Artes Cênicas da SMCEL, a servidora Izabel Cristina da Silveira, a representante do Sesc Gravataí, Fernanda Naimaier, e o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Gravataí, Anderson D'Onófrio França.
Apresentação: Os Saltimbancos
Sob direção de Alessandra Bier, a Oficina de teatro Pesquisando o fazer Artístico apresentou o espetáculo "Os Saltimbancos". A releitura, inspirada no conto dos irmãos Grimm "Os Músicos de Bremen", narra a história do encontro de quatro animais (um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata), que devido a maus tratos, fugiram de seus patrões. Apresentada por adolescentes, a peça foi muito aplaudida e, logo após, debatica com a comissão julgadora do Festil que estava presente.
Quem são os jurados do Festil:
VIVIANE JUGUERO
Dramaturga, atriz, professora, produtora cultural, com mestrado e doutorado em Artes Cênicas pela UFRGS. Idealizadora do Bando de Brincantes, possui mais de quinze anos de atuação na área de arte para crianças. É autora de dezesseis textos para teatro e audiovisual, para crianças e adultos, além de artigos e entrevistas, encenados e publicados no Brasil e no Exterior. Tem experiência docente em cursos de qualificação, graduação e pós-graduação e é coordenadora da unidade RS do Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude.

JOSÉ HENRIQUE ALVES
Graduado em Artes Visuais pela UCS e Curso de Roteiro na Academia Internacional de Cinema em São Paulo, José Henrique transita entre o teatro e literatura. É escritor e contador de histórias. Estudou Crítica Teatral e administra o site Crítica e Diálogos JH e devido a este trabalho dialoga com atores, diretores, dramaturgos do Brasil e da América do Sul.

WAGNER PADILHA
Ator, autor, compositor, diretor, iluminador, professor e produtor cultural. Iniciou sua carreira artística participando do Festil em 1999. Ao longo de sua carreira recebeu 7 prêmios e duas indicações de Melhor Ator-Coadjuvante, um prêmio e quatro indicações de Melhor Ator, assim como premiações de iluminação e direção. Participou da minissérie "A ferro e fogo tempos de solidão", e dos curtas-metragens "Diferente" e "Penalidade Máxima" exibidos pela RBS TV.
O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal da Educação, IACEN, Interior em cena, e Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine