Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
04/11/2019

   Esperada há mais de 40 anos, a sexta-feira, 1º de novembro, foi marcada pela inauguração da duplicação da Ponte do Parque dos Anjos. O projeto, realizado com financiamento do Banco do Brasil, faz parte de quatro grandes obras de infraestrutura realizadas pelo governo da cidade. A revitalização da avenida Adolfo Inácio de Barcelos, a reformulação da rótula do Aldeião e a duplicação da avenida Centenário foram etapas essenciais para o maior projeto de Gravataí, a duplicação das pontes, que tem 248 metros de extensão e passa pelos arroios Demétrio e Passo dos Ferreiros.



O projeto, executado pela empresa Ecovilla, contemplou a duplicação de duas pontes em concreto armado, execução de muro gabião entre as duas pontes e aterro em argila, terraplenagem, drenagem pluvial, pavimentação e repavimentação de todo o trecho, sinalização e iluminação. A extensão total da obra é de 248 metros, e o valor total, juntamente com a Rótula do Aldeião é de cerca de R$ 6 milhões. Para desafogar ainda mais o trânsito do Parque dos Anjos, a Prefeitura municipalizou mais um trecho da ERS-030 e está trabalhando na duplicação das pistas até a entrada da antiga Pirelli. Este trecho deverá ficar totalmente concluído em março de 2020.



Em um evento com centenas de pessoas, o prefeito Marco Alba agradeceu a base do governo, que nos últimos sete anos andou ao seu lado e tornou esse momento possível e ressaltou que a política é a ciência de promover a felicidade das pessoas. "Servir é transformar a vida das pessoas para melhor. Os moradores dos bairros que utilizam essa ponte estão felizes, se sentindo respeitados e importantes. A duplicação das pontes é um exemplo claro de capacitação, competência e conhecimento. Nosso governo coloca o interesse público acima de tudo", afirmou.



A ocasião também serviu para lembrar dos feitos do governo e dizer como foi possível chegar neste dia. Na educação, Marco trouxe dados dos quatro primeiros anos do seu governo para mostrar a evolução da educação no município. "Em 2014 a Prefeitura distribuiu 30 mil uniformes completos para os alunos, sete peças de roupa para cada um. Aplicamos o sistema pedagógico "Aprende Brasil", que unificou a forma de ensino das escolas de Gravataí e o EducaWeb, plataforma que facilita os trabalhos das professoras e professores. O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da cidade subiu de 3,9 para 5,4 o mais alto da história", lembrou o prefeito.



As obras da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Idelcy Silveira Pereira, as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei) Novo Tempo, Nova Vida, Bem-Me-Quer, que geraram mais 520 vagas paras crianças de 0 a 5 anos, a entrega de quatro quadras poliesportivas, a criação da Patrulha Escolar, a contratação de vigias para todas as instituições de ensino, assim como a instalação do sistema de segurança por meio de câmeras e colocação do gradil em todas as escolas, até 2020, foram algumas das realizações trazidas pelo prefeito. Iniciei o meu mandato fazendo aquilo que sempre ouvi que era mais importante, investindo na educação. Nesta área o dinheiro que vem é suficiente, ele tem que ser bem gerido e aplicado. O sujeito principal do processo educacional, para nós, é o aluno", concluiu.



O desenvolvimento econômico da cidade também foi lembrado pelo prefeito Marco Alba no seu discurso. "Em 2018 nós chegamos no menor índice de endividamento da estrutura da Prefeitura, um percentual, em relação a receita líquida corrente, de 14%", afirmou. Gravataí também está se preparando para receber investimentos de três grandes empresas, a Havan, que já recebeu o alvará de licença. A REC Gravataí, da Global Logística, maior empresa de logística do mundo, que teve prorrogado os seus incentivos e o Mercado Livre recebeu as isenções compatíveis para que seja possível a sua instalação no município. "Entre o final de novembro e o início de dezembro começaremos mais de 40 obras no município. Obras importantes, a mais importante delas é o Centro de Educação Especial, no Campo do Rodoviário. Com um investimento de R$ 9 milhões vai atender os alunos com deficiência, um local no qual eles terão um atendimento especializado, na área técnica de psicologia, assistência social e tratamento clínico adequado, para todos os alunos da rede municipal", concluiu.



Responsável pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), o secretário Paulo Martins agradeceu a oportunidade de realizar essa obra que era um desejo da comunidade. "Agradeço ao prefeito Marco Alba por estar há oito anos a frente da Smop. Essa foi uma obra que veio de encontro com o sonho do governo, que é trazer a felicidade para a população. Aproveitem essa festa, que é isso que nós queremos", disse.



O secretário Alison Silva, que responde pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semurb), se emocionou ao se lembrar de seu pai, o ex-prefeito Acimar Silva, e demonstrou a alegria de fazer parte dessa celebração. "É uma felicidade imensa estar presente desde o início desse projeto. Meu pai, que tanto trabalhou pelo Parque dos Anjos, deveria estar aqui hoje, mas Deus quis que fosse eu que estivesse junto com os outros secretários a frente desse projeto. Hoje, fazemos história com a maior obra de mobilidade e infraestrutura de Gravataí, são 40 mil veículos que passam aqui todo dia", agradeceu.



O presidente da Câmara de Vereadores, Clebes Mendes, mostrou a satisfação de fazer parte desse momento histórico na cidade de Gravataí. "Essa foi uma luta imensa, de muitos anos. Quero agradecer ao prefeito Marco Alba, único gestor que essa cidade já teve e aos meus colegas vereadores da base aliada, que tornaram essa obra possível. O Parque dos Anjos merecia essa obra, nós sofremos muito com isso. O trabalho foi árduo, foi grande, mas está aqui", concluiu.



Representando os comerciantes do Parque dos Anjos, o senhor Lauri Bieger, proprietário da Markatik Móveis, parabenizou a todos que fizeram parte do projeto e tornaram possível a duplicação das pontes. "Hoje é um dia muito especial, finalmente se concretiza uma obra que, quando eu cheguei em Gravataí, há 23 anos já era uma promessa. Graças a Deus, hoje estamos realizando esse sonho. Essa é a principal obra de Gravataí nos últimos anos", afirmou.



Estavam presentes no evento a primeira-dama Patrícia Bazotti Alba, o vice-prefeito Áureo Tedesco, o secretário de Serviços Urbanos Paulo Garcia, o padre Lucas Mendes, o gerente de relacionamento do Banco do Brasil, Otávio Dias Freitas, o diretor da empresa Ecovilla Construções Diego Junqueira, o mestre de obras da Ecovilla Construções Manoel André, os engenheiros Paulo Rosa e Guilherme Ósio, a gerente de relações públicas e governamentais da General Motors Daniela Kraemer, o pastor Jeferson Silveira, pastor Paulo Roberto, presidente da Assembleia de Deus de Gravataí e o pastor da igreja Maná Gerson Silveira.



A Cerimônia



Após os discursos, todos os presentes foram convidados a, junto com o prefeito Marco Alba, realizarem a abertura das duas novas pistas no sentido Parque dos Anjos/Centro. As centenas de pessoas, incluindo secretários, vereadores, representantes de segmentos da sociedade e a comunidade, caminharam os 248 metros de extensão. Marco Alba realizou a retirada dos cones e abertura do fluxo no final da tarde. Os primeiros veículos a passarem pelo local foram dois carros fabricados em Gravataí, no complexo da GM.



No início da noite ele ainda inaugurou a iluminação de LED do local e a nova rótula do Aldeião, que liga as pontes e as avenidas Centenário e Adolfo Inácio de Barcelos.



Desafios da Obra:



Para execução da obra foi necessário o desmatamento de cerca de 3 mil metros quadrados de vegetação. Para tal, foi necessária a obtenção da licença junto ao órgão ambiental e realização de compensação ambiental. Outro grande desafio antes do início da obra foi a necessidade de remanejo dos postes da rede de energia elétrica de média e baixa tensão para que fosse possível trabalhar no local.



Durante a construção, foi observado em alguns momentos um retardo na obra devido à grande quantidade de chuva na região, elevando o nível do arroio e impossibilitando o acesso para execução da fundação de uma das pontes. Além disso, a preocupação para que se obstruísse o mínimo possível o trânsito local também foi tida como desafio pela equipe de planejamento e execução da obra.



SAIBA MAIS

Extensão: A extensão total da obra é de 248 metros.

Arroios: A ponte 1, próxima ao Aldeião, está localizada sobre o Arroio Demétrio. Já a ponte 2, próxima ao Parque dos Anjos, localiza-se sobre Arroio Passo dos Ferreiros.

Prazo: A obra foi entregue antes do prazo estabelecido em contrato de doze meses.

Investimento: Total de 6 milhões para duplicação das Pontes e Rótula do Parque dos Anjos.

Materiais empregados na obra:

Concreto - 475 m³
Aço - 87 toneladas
Gabião-1050 m³
Asfalto - 736 m³



Içamento das vigas:

Cinco vigas, de 17 metros e 22 toneladas cada, sobre o Arroio Demétrio;
Cinco vigas, de 22 metros e 32 toneladas cada, sobre o Arroio Passo dos Ferreiros;

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine