Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
21/10/2019

 

Um dia inteiro de imersão em problemas sociais para buscar soluções inovadoras e criativas, esse foi o sábado de alguns alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Arthur Pereira de Vargas, de Canoas, que participaram da terceira edição do IDEALAB, na Universidade La Salle. O evento tem o propósito de conectar acadêmicos, universidades, startups, empresas e a comunidade em uma maratona de ideias imersiva, a fim de gerar soluções inovadoras de impacto social positivo.

Mais de 70 pessoas, divididas em nove grupos, buscaram soluções para diferentes problemas através de determinadas metodologias de trabalho. O grupo vencedor apresentou uma solução de revitalização dos espaços públicos de forma sustentável e inclusiva. A vice-prefeita de Canoas, Gisele Uequed, participou da banca de avaliação e ressaltou a importância da integração de alunos da rede pública com o ambiente da universidade e da inovação. “A transformação social pode e deve acontecer por diferentes atores da sociedade e não apenas pelo poder público. Então, um evento como o IDEALAB é fundamental para fomentar a cultura de inovação e estimular o empreendedorismo em nossos alunos que, certamente, irão replicar a experiência na escola e em casa”, destaca Gisele.

O IDEALAB é uma parceria da Universidade La Salle e da empresa Sispro Software Empresarial. O responsável pela incubadora de novos negócios da La Salle, Bruno Hass, explica que o evento também busca a integração da Universidade com a sociedade. “É preciso trazer para o ambiente acadêmico os problemas da comunidade para que possamos agregar pessoas a fim de criar negócios de impacto social”, comenta. Já o coordenador de inovação da Sispro, Fernando Batistella, afirma que o grupo vencedor receberá mentorias para colocar a ideia em prática. “A maratona de ideias integra pessoas que se preocupam com o mundo e querem mudar a sociedade. Por isso, além de pensar nas soluções de problemas, queremos colocar as boas ideias em prática, através do empreendedorismo social”, completa.

O aluno do 8º Ano da Escola Arthur Pereira de Vargas, Gustavo Fazenda de Lima, que participou da maratona, comenta que a experiência o ajudou a entender a escola de uma nova maneira. “A escola não deve ser apenas um local para ir lá, sentar e aprender com o professor. Devemos utilizar esse espaço e a integração entre os alunos para pensar em soluções para a nossa comunidade”, salienta.

A professora de português, Daniela Ilhesca, explica que os alunos que participaram do IDEALAB são integrantes do projeto Solta a Voz Guria, que tem o objetivo de debater e fomentar o empoderamento feminino. “Na escola já temos uma ação inovadora que busca a igualdade de gênero e integra todos os alunos. A partir dessa experiência, queremos empreender com a nossa iniciativa e colocar os conhecimentos adquiridos em prática dentro da nossa realidade”, pontua.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine