Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
27/09/2019

  O cuidado com o planeta e as questões ambientais são assuntos cada vez mais debatidos. Na escola não é diferente. A Prefeitura de Gravataí, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMMA), realizou uma palestra para 800 alunos na Escola Adventista, na qual trabalhou a importância da reciclagem e o cuidado com o meio ambiente. O encontro com os estudantes ocorreu na quinta-feira, 26, no auditório da escola.



De forma lúdica e explicativa representantes da FMMA - o gestor ambiental Pedro Silva, a técnica administrativa Adriele Nunes e a assessora administrativa Nara Moller - falaram sobre a Lei 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Os alunos aprenderam sobre a separação dos resíduos sólidos em casa, na escola e nos demais locais de convívio. A responsabilidade de direcionar de forma correta esses materiais também foi um dos assuntos abordados com os estudantes.



No encontro, as crianças ainda aprenderam sobre a coleta domiciliar (lixo doméstico comum), coleta seletiva (plástico, vidro, embalagem tetra pak, papel) e reciclagem. O contato com camisetas feita de PET, latas de alumínio, bombonas plásticas recicladas e outros materiais recicláveis, ajudaram a atender a importância de dar o destino correto para os resíduos. Para afirmar a necessidade da reciclagem, a FMMA apresentou o trabalho da Cooperativa de Trabalhadores Carroceiros e Catadores de Materiais Recicláveis, Industrialização e Comercialização (Cootracar), que atua nesse setor no município de Gravataí.



"Essa ação é sobre a conscientização e sensibilização ambiental para uso consciente de nossos recursos naturais. A destinação final dos resíduos sólidos secos é essencial. Este resíduo não pode ir parar em terrenos baldios, nas ruas, nos rios ou nos nossos oceanos. Trabalhamos para evitar a poluição e a contaminação do meio ambiente", disse Pedro.



FMMA na sua escola

O diretor-presidente da FMMA Luiz Zaffalon afirma que a educação ambiental é o único caminho viável de se salvar o planeta. "Educação ambiental maciça, contundente e permanente, deveria ser matéria obrigatória nas primeiras séries. Eu deixei de fumar, de jogar lixo na rua, de sujar o meio ambiente com minhas filhas, quando estas estudavam nas primeiras séries. As crianças chegam em casa com a cabeça feita e ensinam os pais, os avós, os tios."


Ele acredita que todas as crianças de Gravataí deveriam visitar o Aterro Sanitário. "Lá elas receberiam a explicação do motivo de não se descartar lixo na rua, de como se recicla, quanto custa em dinheiro pra se livrar do lixo. Na próxima geração, com certeza, o problema que enfrentamos hoje estará resolvido."

Para receber a FMMA na sua instituição, é necessário enviar um e-mail para fmma@gravatai.rs.gov.br. O setor responsável consultará a agenda da instituição e marcará a visita. A atividade é aberta para escolas públicas e privadas.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine