Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
08/07/2019

O  prefeito de Palmeira das Missões, Eduardo Russomano Freire, foi empossado, nesta sexta-feira (5/7) como presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul. O ato encerrou o 39º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, realizado em Bento Gonçalves, patrocinado por Banrisul, Corsan, Badesul, BRDE, Sicredi, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil e com apoio do Detran, da Confederação Nacional de Municípios (CNM), da prefeitura de Bento Gonçalves e da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne).



Recebendo o cargo do prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, Freire comandará a Federação durante a gestão 2019/2020. Em seu pronunciamento, o presidente recém empossado aproveitou a ocasião para parabenizar o trabalho das autoridades presentes em prol do Estado e do municipalismo gaúcho. Eduardo Freire também parabenizou Cettolin ao dizer que ele “conduziu com maestria a Famurs nesse exercício que encerra, primando por uma gestão de responsabilidade, austeridade e reforçando a credibilidade dessa valorosa instituição”, declarou.



Em sua fala, o presidente da gestão 2019/2020 destinou seus agradecimentos aos sete vice-presidentes, afirmando ter certeza de que todos estarão comprometidos com as pautas defendidas pela entidade; à sua família, por aceitar sua ausência e entender a nobreza do trabalho que será defendido e realizado à frente da Federação; e ao seu partido, o PDT, pela confiança depositada nele. “Garanto que honrarei a principal herança deixada por Leonel Brizola, que é a de fazer a boa política com honradez, moral e conduta”, afirmou.



Freire também explanou sobre o que chamou de “crise financeira, moral e ética enfrentada pelos municípios”; assumiu o compromisso de realizar uma gestão responsável; sobre pautas de extrema importância para o movimento municipalista, como a reforma da Previdência, o pagamento da dívida da saúde, acessos asfálticos e a reforma do pacto federativo.



O prefeito de Palmeira das Missões foi escolhido pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) para presidência da Famurs após eleição interna. Freire venceu o pleito com 64 votos de prefeitos e vices do PDT gaúcho.



Eduardo Freire (PDT) definiu três nomes para os cargos de coordenação e direção da entidade. Os Diretores Administrativos serão José Scorsatto e Verno Aldair Müller. O Coordenador de Comunicação será o jornalista Voltaire Santos.



Perfil



O prefeito Eduardo Freire tem 41 anos, é advogado e filho do ex-prefeito de Palmeira das Missões, José Américo Freire. Filiou-se ao PDT aos 16 anos, exerceu a presidência do Diretório Municipal e da Regional do Partido. Foi procurador de Palmeira das Missões e eleito vereador mais votado da história do município. Posteriormente foi eleito prefeito e reeleito com 70% dos votos. Freire é casado com Daniela Meller Covcecich e possui duas filhas Eduarda e Helena.



Despedida de Antonio Cettolin



Em sua última fala como presidente da Federação, Cettolin agradeceu a presença das autoridades, familiares e colaboradores da Famurs no ato de transmissão de cargo. Ao falar do simbolismo da reunião em defesa dos municípios, afirmou que “quando os prefeitos começam a levantar um pouco mais a voz é porque precisamos olhar para eles diferente, porque representam as suas comunidades, ele está no meio de quem pede e pra quem ele vai pedir”, afirmou.



Cettolin avaliou a gestão 2018/2019 como “um período de muitas conquistas”, mas apontou a necessidade de avançar ainda mais. Segundo ele, o diálogo marcou o período, agradecendo a colaboração dos diferentes poderes do Estado, destacando o engajamento do governo do Estado, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas. “Nos dias de hoje, nós não podemos mais construir muros ou dividir, temos que nos aproximas, buscar alternativas, resoluções para ajudar principalmente aquelas pessoas mais humildes que moram nos municípios, temos que trabalhar olhando para essa gente que ainda tem esperança”, pontuou.



Ao deixar o cargo, desejou sucesso ao presidente empossado, Dudu Freire, e apelou para que os prefeitos o apoiem da mesma forma como apoiaram a gestão que encerrou nesta sexta-feira. Emocionado, agradeceu aos funcionários da Famurs, prefeitos familiares, a comunidade e os servidores municipais de Garibaldi e a imprensa gaúcha. Encerrou o mandato conclamando a união em defesa do municipalismo afirmando que “os municípios, o Estado e o Brasil precisam muito de nós para superar os desafios. E para isso precisamos estar unidos”, finalizou.



Mérito Municipalista

Antes de encerrar a gestão, Cettolin homenageou personalidades que defendem o municipalismo gaúcho. Na ocasião, foram homenageados e receberam a Medalha de Mérito Municipalista o governador do RS, Eduardo Leite; o ministro da Cidadania, Osmar Terra; o secretário da Administração Penitenciária, César Luis de Araújo Faccioli; e o desembargador do Tribunal de Justiça do RS, Martin Schulze.



Conselho Administrativo – Gestão 2019/2020

Presidente:

Eduardo Russomano Freire (PDT)

Palmeira das Missões – AMZOP



Vice-presidentes:

Cleiton Bonadiman (MDB)

Seberi – AMZOP



Emanuel Hassen de Jesus (PT)

Taquari – AMVAT



Fábia de Almeida Richter (PSB)

Cristal – ACOSTADOCE



Guilherme Rech Pasin (PP)

Bento Gonçalves – AMESNE



Marcelo Arruda (PTB)

Barra do Rio Azul – AMAU



Ronaldo Boniatti (PSDB)

Nova Pádua – AMESNE



Vilmor Carbonera (DEM)

Vila Flores – AMESNE

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine