Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
13/06/2019

Preservar  o meio ambiente é essencial para que os recursos presentes no Planeta não se findam. Pensando nisso, em diversos países são realizados projetos de desenvolvimento e conscientização ambiental. Não tão distante, no Brasil é difundida a semana do Meio Ambiente como forma de espalhar conhecimento e aprendizado sobre o tema. Aqui em Gravataí, a Prefeitura de Municipal, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA) deu inicio as atividades desta semana especial nesta segunda-feira, 10, no Gravataí Shopping Center.



Uma das atrações principais é o Cinema 3D instalado bem no centro do empreendimento. Com o filme "O Planeta pede Socorro" à importância do respeito com o meio em que vivemos, é ressaltada. "Nos sentimos lisonjeados pelo convite de participar de um projeto assim. Caminhando junto com a Prefeitura Municipal assumimos um compromisso com questões sociais como essa, junto a comunidade e as escolas", ressalta Joana Frota, coordenadora de Marketing do Gravataí Shopping Center.



Na manhã desta quarta-feira, 12, as turmas de 1º, 2º e 3º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prefeito José Linck estiveram presentes no shopping, para conferir o Cinema 3D. "Muitas destas crianças nunca tinham ido ao cinema, ainda mais em 3D. E muitas, nem em um shopping. O filme chamou a atenção deles e nos ajuda, já que o contexto ambiental faz parte do que apresentamos em aula", salienta a professora Rosane Gedovski. Para a professora da turma do 1º ano, Édina Dutra, o interessante é poder sair da aula dentro da sala com quadro e giz.



Com risadas e muita alegria, as crianças contagiaram todos que passavam pelo local. Para a pequena Flávia, de cinco anos, foi muito especial passear no shopping. ". Vou contar para meus pais e pros meus amigos que fui passear e ver um filme. E que a gente aprendeu que tem que cuidar do planeta".



Meio ambiente e inclusão



Pensando na conscientização do maior número de pessoas, a Secretaria da Educação (Smed) convidou as escolas municipais para participar e prestigiar o Cinema 3D. Entre as que estão participando da ação está a Escola Municipal de Ensino Fundamental Especial para Surdos (EMEES). Nesta manhã de quinta-feira, 13, alunos dos Ciclos 2 e 3 da escola, com faixas etárias entre 10 e 18 anos puderam se emocionar e aprender de forma dinâmica o que já conhecem da sala de aula. "Sempre incluímos a questão do meio ambiente em nosso cronograma escolar e passeios como esse ajudam no desenvolvimento destes jovens, já que acreditamos que somente com as vivências eles conseguem se desenvolver", conta Mariur Batista, supervisora da EMEES.



O filme foi exibido contando com a interpretação em Libras, realizada por uma das professoras que acompanhava as crianças. "Eu fiquei triste por causa do desmatamento e a morte de animais por falta de alimentos. A Terra está sendo devastada. Me emocionei muito. Quero que todo mundo coloque o lixo no lugar certo e comece a se preocupar com o Planeta", relata Luis Gustavo Oliveira da Silva, 18 anos, do Ciclo 3.



Atividades simultâneas



Além do Cinema 3D, acontecem sempre atividades simultâneas, como a doação de mudas nativas e apresentação de projetos relacionados com a sustentabilidade. "Estamos distribuindo mudas de diversos tipos, entre frutíferas e árvores para sombra", conta Cristina Guasina, agente administrativo da Fundação.



Na quarta-feira, as crianças puderam conhecer também, o projeto de robótica desenvolvido por um grupo de alunos da EMEF Áurea Celi Barbosa. ". A FMMA convidou a escola para mostrar o projeto, pois é sobre a coleta de água da chuva e veio a calhar com a semana do meio ambiente", informou a orientadora Sabrina Inácio.



O experimento foi apresentado pelos próprios estudantes e é feito inteiramente de Lego (blocos de montar). "Criamos o projeto para ajudar a escola e a cidade. Conseguimos colocar alguns reservatórios na escola e com a água que sai dos ares-condicionados regamos as plantas. Explicar e mostrar para as crianças é muito importante, porque hoje somos nós, mas amanhã podem ser eles", conta Gabriel Nunes, 15 anos.



Na manhã da quinta-feira, a Associação Gravataisense de Apicultura (Agraa) fez sua participação. "As abelhas são muito importantes não só para nós apicultores, mas para o meio ambiente. Fomos convidados pela FMMA, nossa parceira e apoiadora, a trazer um pouco do nosso trabalho para as crianças. Aqui temos abelhas nativas que não tem perigo e a espécie Apis com ferrão, mas guardada de forma segura. As crianças conhecendo as espécies e entendendo a necessidade de preservar estes animais, aprendem a cuidar", reforça Adriana Kisner, apicultora.







Cinema 3D



O cinema é aberto ao público e totalmente gratuito. Para as escolas municipais, foram reservados os períodos das 10h às 11h da manhã e das 14h às 16h da tarde para que possam ir até o Shopping e prestigiar. São em torno de 60 crianças pela manhã e 120 à tarde, todos os dias do evento.


Para o público em geral, é possível assistir ao Cinemagia até as 22 horas.



Distribuição de mudas



"Para exposição, temos mudas como a do Pau Brasil, muito rara e super importante para agregar conhecimento aos alunos", informa Cristina. É possível levar pra casa Pitangueira, Ipê roxo, Ingá, Goiaba da serra entre outros. "As escolas que nos visitam, têm levado as mudas para aproveitar mais uma iniciativa da Prefeitura, já que os em tornos das escolas têm sido revitalizados, sobra área com terraplanagem para plantio de espécies".



Programação



13/06- Quinta-feira

Teatro da Viensa- Espetáculo "Barnabé e sua turma", com sessões às 14h e as 15h em frente à Loja do Bem

Emater- Durante a tarde- Ensinando a compostagem e falando dobre as PANCs- Plantas Alimentícias Não Convencionais

Cinemagia 3D- Das 10h às 22h - Filme "O Planeta pede Socorro"



14/06- Sexta-feira

Teatro da Viensa- Espetáculo "Barnabé e sua turma", com sessões as 14h e as 15h em frente à Loja do Bem

Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Smaa)- Tema "Compostagem"

Cinemagia 3D- Das 10h às 22h - Filme "O Planeta pede Socorro"



15/06- Sábado

Cinemagia 3D- Das 10h às 22h - Filme "O Planeta pede Socorro"

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine