Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
27/05/2019

A  falta de juízes nas comarcas centralizou o diálogo durante a reunião com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), Carlos Eduardo Zietlow Duro, na tarde da quarta-feira (22). Na ocasião, o deputado Paparico Bacchi (PR) acompanhou a comitiva de autoridades composta pelo juiz do foro das comarcas de Gaurama e São Valentin, Fernando Vieira dos Santos, o procurador do estado em Passo Fundo, Rodinei Candeia, o prefeito de Tapejara, Vilmar Menerotto, a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Fabiana Barth, e os presidentes das subseções da OAB em Casca, Erechim, Sananduva e Tapejara, que vieram à Capital para interceder pela demanda na presidência do TJRS.

Carlos Eduardo Zietlow Duro recebeu as demandas da comitiva e informou que vai analisar a possibilidade de remoção para essas situações. “Faremos o possível para resolver a situação nos próximos meses. Estamos à disposição para o diálogo e sempre que possível auxiliaremos no que formos convocados”, afirmou o presidente o TJRS.

Paparico Bacchi, que é líder do Partido da República (PR) na Assembleia Legislativa, salientou que está à disposição para interceder pelas pautas da categoria no Parlamento Gaúcho, com ênfase nas pautas que proporcionem redução de gastos públicos e mais celeridade no atendimento das demandas da população.

Presente no encontro, a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Fabiana Azevedo da Cunha Barth, disse que a reunião foi importante para esclarecer à presidência do TJRS as sérias dificuldades na prestação jurisdicional por causa da ausência de juízes titulares, que acomete algumas comarcas, assim como outras sofrem pela falta de servidores e dificuldades nas instalações físicas dos Fóruns locais. Fabiana ressaltou que os próximos encaminhamentos serão feitos junto a Corregedoria de Justiça para instrumentalizar o tribunal com dados em relação aos pleitos da região. “Esperamos no futuro receber boas notícias para a advocacia e para a sociedade da região como um todo”, disse a secretária-geral adjunta da OAB/RS.

De acordo com o presidente da subseção da OAB de Tapejara, Odimar Eduardo Iaskievicz, a falta de efetivo na Justiça Estadual do município tem reflexo nos cerca de 12 mil processos que se encontram parados na comarca, incluindo alguns que vem de São José do Ouro e mais outros processos que serão de competência eleitoral.

Também participaram da reunião os presidentes das subseções da OAB em Casca, Clark Tadeu Zordan; de Erechim, Leandro Pogorzelski; de Sananduva, Raul Lourenço de Lima; e o secretário-geral adjunto da subseção da OAB de Tapejara, Sérgio Federle.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine