Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
03/05/2019

Alusiva  ao dia 18 de maio - Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes -, nesta sexta-feira, 3, foi lançado o mês de Combate a Violência e Exploração de Criança e Adolescentes, na Fundação Casa das Artes.


A programação do mês culmina com a Campanha Faça Bonito que visa mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.


Em Bento Gonçalves, a Campanha é coordenada pelo Comitê Municipal de Enfrentamento das Violências contra Crianças e Adolescentes, composto pelas secretarias de Habitação e Assistência Social, de Educação e de Saúde, Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (COMDICA) e rede de proteção à criança e ao adolescente.


Em seu pronunciamento, o secretário de Habitação e Assistência Social, Eduardo Virissimo destacou a importância da atenção e cuidado com as crianças e adolescentes. "Tenho aqui dois sentimentos, um deles é a alegria por estarmos reunidos aqui pensando no futuro das nossas crianças e adolescentes. Mas o outro é a angústia de saber que isso existe. O objetivo da Campanha é conscientizar a todos, para que possamos notar dentro dos nossos convívios, o que acontece com as crianças e adolescentes", disse.


O titular da pasta também salientou que durante sua passagem na Câmara de Vereadores, foi autor da Lei 6414/2018, que obriga os estabelecimentos públicos a divulgarem o disque 100 - serviço que recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos - através do adesivo da Campanha. "Isso é uma ferramenta que vai nos ajudar a eliminar esses acontecimentos indesejados que existem na nossa sociedade. Peço a todos que nos ajudem a termos 120 mil fiscais em Bento Gonçalves. Disquem 100 para salvar o futuro das nossas crianças e adolescentes", frisou.


A delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) Deise Salton Brancher Ruchel, salientou a atuação dos envolvidos. "Quando pensamos em violência contra crianças e adolescentes, principalmente a sexual, precisamos lembrar que a comunidade tem três principais frentes: a prevenção, a assistência e a depressão. Estamos aqui hoje, porque estamos trabalhando na prevenção, por meio da conscientização das pessoas. Pensando na assistência, em como oferecer um atendimento mais adequado e humanizado, e na depressão, que é punir adequadamente o agressor. Conseguimos reunir várias entidades para dialogar esse assunto e estamos engajados para combater todas as violências contra a criança e o adolescente", pontuou. Deise também revelou a criação de uma sala especial na DEAM para a coleta do depoimento das crianças e adolescentes, vítimas de violência.


Durante todo o mês de maio, serão realizadas diversas atividades, tendo em vista a efetivação de ações continuadas de combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


Representando o prefeito Guilherme Pasin, o secretário de Governo, Carlos Quadros, na presença de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental, Maria Margarida Zambon Benini e do Colégio Estadual Landel de Moura, reforçou a importância do diálogo. "É muito bom participar de um evento que trata sobre pessoas. O tema é muito importante e acredito que temos duas questões fundamentais: a informação e a confiança. Precisamos muito disso. Nesse sentido, quero parabenizar e agradecer aos professores, educadores, psicólogos, assistentes sociais e todos os profissionais da área, que convivem diariamente com as crianças e adolescentes. Vocês podem contar com essas pessoas que estão próximas de vocês, dispostas a escutar e que vocês podem confiar, e mais do que tudo, estão aqui para protegê-los e ajudá-los. Essa campanha que começa hoje é um alerta para a sociedade não somente no dia 18 de maio, mas para todos os dias".


A campanha Faça Bonito tem como símbolo uma flor, lembrança dos desenhos da primeira infância, também associada à fragilidade de uma criança. A imagem tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação da sociedade com a causa.


Também estiverem presentes, representando a União das Associações Comunitárias de Bairros (UACB), presidente do bairro São João, Adair Sessi, a vice-presidente do COMDICA, Érica Fiorin, a secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, secretários municipais e demais autoridades.




 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine