Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
29/04/2019

  A Assembleia Legislativa instalou na tarde desta segunda-feira (29) a Frente Parlamentar em Apoio e Defesa das Escolas Técnicas e Profissionalizantes, que será presidida pelo deputado Capitão Macedo (PSL). Conforme o parlamentar, é "salutar a valorização dessas instituições, com formação plena em nível de ensino médio, por serem “o mais fácil meio de integrar e qualificar os jovens ao mercado de trabalho”. Ele observou que a Lei 5.692, de 1971, já preconizava uma formação técnica ao lado de uma formação humanística.

Citando dados da Secretaria Estadual da Educação, informou que o estado possui 160 escolas técnicas e profissionalizantes em 11 eixos tecnológicos, com 362 cursos e formação de mais de 11,5 mil alunos por ano. Segundo o parlamentar, a principal demanda dessas escolas é por investimentos, para que haja melhorias em suas estruturas e nas ferramentas de estudo prático. “Nossa ideia é identificar estas demandas de cada escola, mapeando os recursos estaduais e federais já existentes, e encontrar formas de gerar mais investimentos”, afirmou.

A diretora da Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro), Denise Araújo Villas-Bôas, apresentou um breve relato da situação das escolas no interior do estado e reforçou a necessidade de investimentos no setor.

Participaram do ato de instalação os deputados estaduais Vilmar Lourenço (PSL) e Luciana Genro (PSOL), os vereadores de Santana do Livramento Carlos Nilo (PP), Lídio de Azevedo Mendes (PTB) e Leandro Ferreira (PT), o diretor-geral do Senai/RS, Carlos Artur Trein, o gerente de Educação Profissional e Tecnológica do Senai/RS, Eliseu André Ferrigo, o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSUL, Vinícius Martins, o diretor da Escola do Serviço Penitenciário, Alexandre Bobadra, e assessores dos deputados estaduais Tenente-Coronel Zucco (PSL) e Ernani Polo (PP) e do deputado federal Nereu Crispim (PSL/RS).

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine