Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
26/04/2019

As  instituições de ensino fundamental de Canoas já estão se preparando para receber o Google for Education. O programa inclui uma série de soluções tecnológicas que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação (SME), busca inserir nas escolas do município, a fim de modernizar as formas de ensinar e de obter conhecimento, qualificando o ensino público na cidade. A aproximação da educação às novas tecnologias é um dos destaques da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento, construído com ampla participação da sociedade, encara esse processo como parte das novas formas de linguagem e um meio para desenvolver a aprendizagem no mundo atual.

Para a vice-prefeita, Gisele Uequed, a implementação do Google for Education representa um avanço na educação do município, uma vez que vai possibilitar novas formas de aprendizado através da tecnologia, da interação entre alunos e professores, e de tarefas mais integradas e colaborativas. “A nossa gestão tem um um olhar diferenciado em relação ao papel da educação na sociedade. Acreditamos que é um dos únicos caminhos possíveis para as mudanças sociais que almejamos. Por isso, estamos empenhados trabalhando para oferecer uma educação de qualidade, que olhe para o futuro e prepare nossas crianças para os desafios da vida e do mercado de trabalho”, ressalta Gisele.

Nesta semana, o Time Google, como está sendo chamado o grupo de profissionais dedicados a esse trabalho, encerrou as visitas técnicas nas 44 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Canoas. O objetivo é fazer um relatório detalhado das condições de cada instituição para a adesão do Google for Education, como qualidade da rede de internet, disponibilidade de salas, estrutura física e profissionais preparados para o uso das tecnologias.

A professora Sílvia Senna, coordenadora do Time Google, entende que é necessário inserir nas escolas um espírito de colaboração e abertura para novos conhecimentos. “São muitas as possibilidades de inserções tecnológicas nas escolas e nas salas de aula. É exatamente nesse fomento ao uso da tecnologia que nós, como Time Google, temos responsabilidade, prestando formações continuadas, estreitando o relacionamento entre a SME e os docentes e capacitando as escolas para o Google for Education”, explica Sílvia Senna.

No fim do ano passado, o prefeito Luiz Carlos Busato, a vice-prefeita Gisele Uequed e a secretária Municipal da Educação, Neka Escobar, participaram de reuniões e eventos sobre o sistema na sede da Google Brasil, em São Paulo. Desde então, iniciaram-se os processos para a aquisição de equipamentos para as escolas, mais de 2 mil chromebooks – computadores portáteis exclusivos para uso em sala de aula – e para a contratação de uma empresa que dará capacitações para os professores da rede. “Queremos, desta maneira, que todas as nossas EMEFs tenham a possibilidade de incluir no seu cotidiano um sistema que, além de facilitar a vida escolar, vai possibilitar um encontro entre o local e o global. Assim, teremos em Canoas um currículo permanentemente atualizado e moderno”, destaca a secretária Neka Escobar.

Saiba mais

O Google for Education vai permitir que os professores mantenham o ensino personalizado, levando em consideração as particularidades de cada aluno e cada turma. Estima-se que, atualmente, 50 milhões de alunos e professores no mundo utilizam a ferramenta. No sistema, aplicativos como agenda, disco virtual, editores de documentos, entre outros, são disponibilizados on line, permitindo que as tarefas sejam feitas em grupo, de qualquer lugar e a qualquer hora.

Os estudantes ainda podem utilizar vídeos e áudios para reunião, realizar transmissão de arquivos para consulta, ter acesso a um número infindável de materiais de estudo, entre outras vantagens. Já para os professores, as facilidades da sala de aula virtual permitem a criação de tarefas digitalmente, gerenciamento de trabalhos e provas, criação de aulas multimídia e acompanhamento das produções dos alunos.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine