Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
17/03/2019

O  projeto Chapéu Acústico, promovido pela Biblioteca Pública do Estado (BPE), em parceria com o produtor Marcos Monteiro, tem como atração, nesta terça-feira (19), às 19h, 'Costuras', show de Paola Kirst, cantora e compositora com grande influência da música africana, do samba e do jazz. O show é baseado no álbum 'Costuras Que Me Bordam Marca na Pele' e conta com os músicos Tamiris Duarte (baixo elétrico), Neuro Júnior (violão 7 cordas) e Pedro Borghetti (bombo leguero). A entrada se dá mediante contribuição espontânea.

O primeiro álbum da artista foi lançado no final no ano passado, pela Escápula Records, a partir da reunião de músicas autorais e compostas por seus amigos, durante um ano e meio e trabalhadas incansavelmente em apresentações ao vivo, com seus parceiros do Kiai Grupo. Este foi um caminho diferente ao tradicionalmente feito por músicos, que costumam primeiro gravar suas músicas e só depois apresentá-las ao público. Trata-se de um grande trabalho entre amigos: desde as letras, escritas por Paola, em sua estreia como letrista, até as canções criadas em conjunto com o pintor e poeta Carlos Medeiros (“Inverno”), o artista visual e rapper Thiago Madruga (“Cais”) e Thielle Pinho (“Pão Com Mel”). Além dessas, “Charlie 04”, composição de Juliano Guerra e “Abandonada”, do violonista Neuro Júnior – que também faz participação especial neste trabalho, que lhe rendeu o prêmio de Melhor Intérprete na 32ª Moenda da Canção, em Santo Antônio da Patrulha, em 2018 – foram dadas a Paola, para que emprestasse sua voz.

O título escolhido para o álbum remete à frase final de um dos poemas de Paola e agrupa boa parte dos temas da música: o inverno e as lãs, representando o aconchego do lar; a espera da chegada de uma criança na família, em “Olívia”, com roupinhas de linho e bordados; as cicatrizes na alma de uma mulher que sofre violência em “Charlie 04”; o cotidiano de atravessamentos, em excessos de imagens que ficam gravadas na retina, em “Abandonada”. Ela passeia por diversos momentos durante “Costuras Que Me Bordam Marcas na Pele”, desde duas poesias escritas e declamadas por ela, uma vinheta instrumental feita com música corporal, até uma música à capella e uma canção feita apenas com a voz, usando um loop station.

MÚSICOS

Tamiris Duarte é contrabaixista, arranjadora e mestranda em Performance Musical na Unicamp (SP). Bacharel em Música com Habilitação em Música Popular pela Ufrgs (com obtenção de láurea acadêmica), participou do Coletivo de Música Popular do Instituto de Artes durante toda a graduação. De 2005 a 2013 atuou foi contrabaixista do grupo de música gaúcha As Gurias e por vários anos, desde 2007, acompanhou a cantora Luana Pacheco em seu projeto autoral. Em 2015 acompanhou o cantor e compositor mineiro Marquim D'Morais, em Belo Horizonte e passou a integrar o grupo Três Marias, de Brasília, radicado em Porto Alegre). Atualmente acompanha o Mestre Tião Carvalho, maranhense radicado em São Paulo e participa de projetos paralelos, como Musical Quadril, além de acompanhar eventualmente diversos artistas. Coordena um baixo-trio de música instrumental, cujo trabalho dialoga com a pesquisa acadêmica que desenvolve sobre o contrabaixo elétrico na música de tradição afro-brasileira. Esta pesquisa está registrada em seu primeiro CD, "Até Aqui", de 2017.

Neuro Júnior é natural de Encruzilhada do Sul e toca violão desde os 8 anos de idade. Começou por influência da música gaúcha da região das missões e mais tarde entrou em contato com a música do sudeste do país, que o levou a tocar o violão de 7 cordas. Atua regularmente nos festivais nativistas, desde 2011. Tem dois discos gravados com Gabriel Romano e Grupo: “Sobre Nós”, que lhe rendeu uma indicação ao Prêmio Açorianos 2014 de Música de Instrumentista e “Doce é a Passagem”, com quatro indicações ao prêmio, em 2016. Atualmente se dedica à composição de músicas instrumentais e canções, acompanha artistas como Luiz Carlos Borges, Paola Kirst, Marcelo Delacroix, Clarissa Ferreira e Zelito Ramos. Tem um duo de violão e bombo leguero com Pedro Borghetti, onde tocam suas composições e também fazem releituras de músicas latino-americanas. Integra o Projeto Pulso Livre, onde também colabora com suas composições e arranjos.

Natural de Porto Alegre, Pedro Borghetti começou a se envolver com a arte desde cedo nos camarins dos pais, brincando com os figurinos, os cases e instrumentos, aderindo à percussão: bombo leguero, cajon flamenco e o sapateado. Com dez anos de atuação no grupo de dança da mãe, Cadica Cia de Dança, participou de festivais internacionais de folclore no Chile (21º Encuentro Latinoamericano de Danzas Folklorica), Portugal (Festival Internacional da Corredoura), China (8th Shanghai Baoshan Arts Folks Festival) e Rússia (Berdemlek e SADKO) e acompanhando alguns shows com o pai, Renato Borghetti, em feiras como Expointer e Expotchê e pelo interior do Rio Grande do Sul. Atualmente toca com o quarteto O.B.S.&P. (João Ortácio, João Salazar e Poty Burch), o Duo com Neuro Jr., acompanhando a cantora Paola Kirst e com seu trabalho autoral solo.

CHAPÉU ACÚSTICO

Promovido em conjunto pelo produtor Marcos Monteiro e Biblioteca Pública do Estado (BPE) - instituição da Secretaria da Cultura - o projeto vem, desde setembro de 2016, movimentando o Salão Mourisco, com performances de grandes nomes do cenário musical gaúcho, entre instrumentistas de formação jazzística e cantores. A ideia surgiu da vontade de desenvolver atividades musicais sem depender de verba pública ou privada, com a parceria de artistas profissionais, dispostos a movimentarem a cena artística. A ação se dá sem cobrança de ingressos, usando o chapéu como forma de arrecadação, como acontece nas performances de rua.


SERVIÇO

Quando: terça-feira (19), a partir das 19h

Local: Biblioteca Pública do Estado/BPE-RS (Riachuelo, 1190)

Informações: Na BPE-RS, pelo telefone 51 3224-5045 ou com o produtor Marcos Monteiro, via e-mail duearth@terra.com.br

Contribuição espontânea.

Texto: Ascom BPE/ Sedac
Edição: Léa Aragón/ Secom

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine