Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
14/03/2019


Nos  dias 11 e 12 de março, Coronel Bicaco foi sede de um importante encontro para discussão, qualificação técnica e compartilhamento de experiências sobre iluminação pública.
Os Municípios de Coronel Bicaco, Santo Augusto e Ajuricaba, foram contemplados com recursos do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica - PROCEL, da Eletrobras, com cerca de 300 mil reais cada um, isto num universo de 22 municípios em todo o Brasil , sendo 7 no Rio Grande do Sul.
O Procel é um programa de governo, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia - MME e executado pela Eletrobras. Foi instituído em 30 de dezembro de 1985, pela Portaria Interministerial n° 1.877, para promover o uso eficiente da energia elétrica e combater o seu desperdício. As ações do Procel contribuem para o aumento da eficiência dos bens e serviços, para o desenvolvimento de hábitos e conhecimentos sobre o consumo eficiente da energia e, além disso, postergam os investimentos no setor elétrico, mitigando, assim, os impactos ambientais e colaborando para um Brasil mais sustentável.
Em paralelo a execução destes projetos nos Municípios, acontecia uma importante parceria entre Inmetro, Prefeitura de Porto Alegre, Laboratório Labelo da PUC/RS e PTB (Physikalisch-Technische Bundesanstalt), que é o instituto nacional de metrologia da República Federal da Alemanha, equivalente ao Inmetro brasileiro, que apoia iniciativas de eficiência energética e preservação do meio ambiente.
Entendendo que as atividades realizadas por estes organismos, poderiam ser multiplicados, identificou-se os nossos municípios, interligados territorialmente e com objetivos equivalentes. A partir daí, ainda no ano anterior iniciou-se um conjunto de ações, que vem qualificando e introduzindo conceitos de eficiência energética nos agentes públicos, onde se busca não apenas a troca de equipamentos, mas sim, a utilização do equipamento e da tecnologia adequada, que produza uma iluminação eficiente, com o menor consumo e a maior durabilidade.
Assim, no início desta semana, e aproveitando a vinda dos técnicos da Eletrobras, Luciano de Barros Giovaneli, Moisés Antônio dos Santos, Eldon Alves da Costa e Davi Veiga Miranda aos Municípios contemplados no Procel, e com o apoio do instituto Alemão (PTB), promoveu-se este grande encontro de profissionais. Além da discussão de temas comuns, aconteceu um curso de 20 horas para operação do Software Dialux, utilizado para a confecção de projetos de iluminação, e que apresenta resultados de eficiência, antes de qualquer aquisição ou instalação de equipamentos.
Este Curso foi Ministrado pelas instrutoras Juliana Klas e Leticia Klas, da empresa KS lösung, e contou com a participação dos Servidores José Milczarek, Gabriel Machado e Leandro Ávila de Coronel Bicaco - Rodrigo Camini e Roger Bandeira de Ajuricaba - Vinicius dos Santos e Daniel Pandolfo de Santo Augusto - Marislaine dos Santos de Porto Alegre. Dos parceiros do Projeto, participaram Ricardo Gorski da Laboratório Labelo PUC/RS, Luana Obregon e Antonio dos Santos da Sigma Engenharia e Sidnei Brondani ME.
Por fim, cabe informar que a execução dos Projetos vinculados ao Procel da Eletrobras nos Municípios contemplados, encontra-se em fase de licitação, e ao menos em Coronel Bicaco a expectativa de inicio dos trabalhos de substituição das luminárias é no início do mês de maio do corrente ano.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine