Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
06/03/2019


Mais  de 900 mil alunos da nossa Rede Pública de Ensino retornam à sala de aula a partir desta quarta-feira, 20 de fevereiro. São 480 mil estudantes no Ensino Fundamental, 300 mil jovens no Ensino Médio, 35 mil na Educação Profissional e mais de 85 mil na Educação de Jovens e Adultos. Será um ano de desafios e de um trabalho diário envolvendo professores, educadores, gestores, família e, claro, nossos alunos.

Temos como meta, à frente da Secretaria da Educação, em 2019, a reversão da posição do Estado nos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Nossos índices de proficiência, que medem a qualidade no ensino do Português e da Matemática, são muito bons, mas a distorção idade-série e a evasão escolar de nossos jovens, que precisam muitas vezes trabalhar para ajudar no sustento da família, derrubam a posição do Rio Grande do Sul.

Vamos priorizar a formação e a qualificação contínua dos professores, realizando parcerias com universidades e entidades que apostam na educação. A formação continuada no Ensino Fundamental também está no nosso foco. O retorno virá. Outra prioridade é reforçar e incentivar ainda mais a parceria com os municípios, responsáveis também pela educação básica e pelo transporte escolar. A valorização da Rede só beneficiará o aluno.

Sabemos que os desafios são enormes. Há escolas com problemas estruturais, necessitando de reformas urgentes. Cabe à Secretaria da Educação, dentro das possibilidades financeiras do Estado, otimizar recursos e priorizar ações. O envolvimento da comunidade escolar nesse processo será fundamental.

A reestruturação do Sistema de Educação do Estado é urgente. Nos últimos 15 anos, a Rede teve uma redução de cerca de 600 mil alunos. Precisamos ressignificar processos, sem perder na qualidade dos serviços oferecidos. O diálogo, como já demonstrado pelo governador Eduardo Leite, pautará ações e relações.

Vamos ouvir, discutir, buscar soluções e trabalhar com o propósito maior, que é a busca pela qualidade na educação, e a preparação dos nossos estudantes para o futuro. Um novo tempo e ciclo começam no RS. Vamos construir juntos.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine