Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
13/01/2019

  O novo layout do portal da AL e a transmissão ao vivo da programação da TV AL pelo YouTube foram alguns dos destaques da Superintendência de Comunicação e Cultura durante 2018. A primeira edição da Feira Literária do Parlamento gaúcho também foi uma das principais ações do setor.

Com o propósito de facilitar o acesso ao conteúdo produzido Casa, em abril, o portal ganhou um novo layout. A nova capa dá destaque para as notícias elaboradas pelos veículos da AL, além de apresentar links diretos para o conteúdo legislativo, páginas dos deputados, agendas, entre outros conteúdos.

Seguindo o mesmo padrão visual, também foram modificados, os layouts do Portal das Eleições, em outubro, da Rádio Assembleia, em novembro, e da Agência de Notícias, em dezembro. O primeiro agrega o conteúdo produzido pelos veículos da Casa na cobertura das eleições de 2018. Já o portal da Rádio, além do novo layout, ganhou transmissão de programação musical e os conteúdos, agora, estão acessíveis para todos os navegadores de internet e também para smartphones. E o portal da Agência de Notícias reúne as notícias institucionais e de parlamentares.

Ainda no primeiro semestre do ano, foi dado início à transmissão ao vivo da programação da TV AL pelo YouTube. A novidade, que facilita o acesso aos conteúdos produzidos pela TV legislativa, foi consolidada no segundo semestre.

Também no primeiro semestre, ocorreu a primeira edição da Feira Literária do Parlamento gaúcho, com o propósito de incentivar o hábito da leitura e valorizar os escritores gaúchos. No evento, foi inaugurada a Geladeiroteca, que consiste em disponibilizar livros dentro de uma geladeira, localizada no hall de entrada do Palácio Farroupilha, incentivando a troca de obras e constituindo um ponto de referência para quem deseja ler gratuitamente.

Publicidade
Durante o ano, foram realizadas duas campanhas publicitárias. A primeira foi em fevereiro, quando uma ação judicial em caráter liminar determinou a suspensão da votação em plenário de projetos do Executivo. A segunda, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral, teve o objetivo de incentivar o alistamento eleitoral e o exercício do voto pelos jovens de 16 e 17 anos, cujo voto é facultativo.

Agência de Notícias
A Agência de Notícias da ALRS é responsável pela cobertura jornalística das atividades do Parlamento gaúcho. De fevereiro a novembro de 2018, o portal de notícias teve 92 mil acessos e o portal de fotografia, mais de 23,6 mil acessos. No mesmo período, foram publicadas 2.302 matérias, entre as produzidas pela Agência, setores da Casa, bancadas e gabinetes parlamentares, e 8.607 fotografias.

Rádio Assembleia
De fevereiro a novembro de 2018, a Rádio AL produziu 744 matérias relativas às atividades parlamentares. Ao longo do ano, o portal da Rádio registrou mais de 124 mil acessos, com 3 mil downloads. Todo o material publicado está disponível para download no formato MP3. O acesso à Rádio AL ocorre através do endereço www.al.rs.gov.br/radioassembleia, onde também é possível fazer os downloads.

Durante o ano, a Rádio Assembleia também retomou a gravação e transmissão do programa Assembleia Debate. Foram 10 edições do programa que reúne representantes de órgãos públicos e de entidades da sociedade civil para discutir e esclarecer temas de interesse da população.

TV Assembleia
De fevereiro a novembro, a TV Assembleia exibiu mais de 585 horas de transmissões ao vivo, entre sessões plenárias, atividades das comissões permanentes e temporárias, além de eventos institucionais e dos programas Espaço Público e Jornal da Assembleia.

Na programação inédita diária, a TV AL transmitiu 107 horas de programação com os programas Assembleia Entrevista e Democracia. Já na programação inédita semanal, foram mais de 354 horas de programação, com os programas Agro RS, Cena Musical, Faça a Diferença, Mateadas, Mulheres em Alta, Réplica e Tréplica, Sarau no Solar, entre outros.

A TV AL pode ser sintonizada pelo canal aberto digital 61.2, na Região Metropolitana de Porto Alegre; pelo canal 16 da NET, na capital e cidades-polo; e pela internet, no endereço www.al.rs.gov.br/tvassembleia e YouTube (www.youtube.com/user/tvalrs).

Redes Sociais
As atividades da Casa também são divulgadas por meio das redes sociais do Parlamento gaúcho. No Facebook (www.facebook.com/assembleiars), o número de seguidores passou de 41 mil em dezembro de 2017 para 46,3 mil em dezembro de 2018. No mesmo período, o número de seguidores no Twitter (www.twitter.com/assembleiars) passou de 31,9 mil para 37,2 mil. Já no Instagram (www.instagram.com/assembleiars/), o perfil da AL tem 3,4 mil seguidores.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine