Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
29/10/2018

Em  seu primeiro mandato como deputada estadual, Liziane Bayer (PSB) foi eleita para Câmara dos Deputados, com 52.977 votos. Primeira mulher eleita deputada federal pelo PSB gaúcho irá, juntamente com a socialista Lídice da Mata, eleita pela Bahia, defender os direitos das mulheres na próxima legislatura, a partir de 2019.

Natural de São Pedro do Sul, 37 anos, estudante de Gestão Pública e pastora na Igreja Internacional de Graça de Deus, Liziane foi vice-presidente da Assembleia Legislativa (2017-2018).

A parlamentar indicou cerca de 100 emendas para a saúde, segurança e estradas. A maior parte da verba de gabinete foi destinada à divulgação da saúde preventiva. Ainda no Parlamento gaúcho, instalou e presidiu as frentes parlamentares em Defesa do Trânsito Seguro, em Defesa da Nefrologia Gaúcha, sobre o Câncer na Mulher e em Defesa do Empreendedorismo Gaúcho. Liziane teve seis leis aprovados em seu primeiro mandato, quatro voltadas para a área da saúde preventiva.

Liziane começou a carreira política despretenciosamente. Em 2012, nas eleições municipais, tinha o intuito de se candidatar-se vereadora de Porto Alegre, mas acabou não o fazendo. Em 2014, decidiu arriscar e candidatou-se a deputada estadual. “Foi uma aposta. Queria começar a me preparar, a me envolver nas questões políticas. E qual não foi a minha surpresa quando me elegi”, conta.

O mesmo aconteceu em 2018, quando decidiu concorrer a deputada federal e foi eleita com mais de 50 mil votos. “Fiquei muito surpresa, pois foi uma campanha bem acirrada. E tem que ter peito para concorrer”, diz. Nesta eleição, Liziane deixou uma sucessora, sua irmã Franciane Bayer (PSB).

Sobre a presença de mais mulheres em cargos eletivos, Liziane acredita que elas estão se aproximando cada vez mais das discussões. “Quando a gente entra, vemos que não é nenhum bicho de sete cabeças”, conta. Como deputada federal, Liziane quer prosseguir com as pautas trabalhadas na Assembleia promovendo a saúde preventiva, em especial voltada para saúde da mulher. Também vai atuar no incentivo ao empreendedorismo, educação, segurança, trânsito e pelos direitos e valores da família como base da sociedade.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine