Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
17/07/2018




A  Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul concedeu, no início da noite dessa segunda-feira (16), a Medalha do Mérito Farroupilha ao médico José Accioly Jobim Fossari, por distinção do deputado Pedro Westphalen (PP). A cerimônia aconteceu no Salão Júlio de Castilhos, com a presença de familiares, amigos e colegas do homenageado.

Um homem vocacionado
“Não é todo dia que temos a chance de conhecer alguém como dr. José Accioly Jobim Fossari, um homem cordial, preocupado com a saúde da população e com imensa paixão por ajudar os outros. Indiscutivelmente, um homem com vocação para a medicina”, iniciou o deputado Westphalen, dirigido-se ao agraciado.

A Medalha do Mérito Farroupilha, prosseguiu, é a distinção máxima da Assembleia Legislativa. “Ela agracia grandes nomes que tiveram participações históricas no desenvolvimento do Rio Grande, e o dr Fossari colocou seu nome na história da saúde gaúcha, por meio do seu destaque no segmento da saúde pública. Como médico e colega de profissão, reconheço a importância de seu trabalho, amigo Fossari”, acrescentou o deputado.

Deixando o discurso escrito de lado, Westphalen disse que decidiu pela homenagem a Fossari por sua biografia. “Tem a sua trajetória fundamentada na família, na saúde e na decência. Executa com distinção os princípios recebidos nos tempos de faculdade, em relação à ética. Recebe esta merecida medalha pelo que fez e faz pela sociedade rio-grandense”, acrescentou o deputado do PP.

Destacou as funções públicas exercidas por Fossari, as quais desempenhou com zelo e maestria, com conhecimento, dedicação e muito afinco. “Estas qualidades é que me fizeram propor a entrega desta Medalha do Mérito Farroupilha, a única que entregarei nesta legislatura, ao dr Fossari. E este é um papel importante do Parlamento, de reconhecimento àquelas pessoas que prestaram relevantes serviços à sociedade gaúcha. O senhor é muito importante para o Rio Grande do Sul”, frisou.

Fossari
O homenageado disse da sua emoção em receber a honraria e fez um agradecimento especial ao deputado Westphalen. Em meio a narrativas sobre sua vida pessoal e profissional, nominava e agradecia, principalmente, aos familiares presentes, esposa e filhos. “Estou muito feliz em compartilhar este momento com todos vocês, uma situação especial. Sou um homem muito rico, satisfeito, pelas amizades e relacionamentos construídos”, emendou. Parabenizou os representantes do Sindicato Médico do RS pela luta na reativação do Hospital Beneficência Portuguesa, desejando que o mesmo aconteça com o Hospital Parque Belém.

Observou que tinha na figura de Pedro Westphalen uma referência de pessoa com caráter e de conhecimento. “Tenho a satisfação de ser seu amigo e lhe sou muito grato pela deferência, dr Westphalen. Esta é uma homenagem a todos os médicos do Estado, que estão espalhados por todas as regiões, na maioria das vezes com situação inadequada de trabalho e sem remuneração justa. Mesmo assim, prosseguem diminuindo a dor e levando o conforto aos seus pacientes”, sublinhou.

Autoridades
Entre os presentes, o secretário estadual da Saúde, Francisco Paz, representando o governador Sartori; o deputado Adolfo Britto (PP); o presidente do Sindicato Médico do RS, Paulo de Argollo Mendes; a vice Maria Rita de Assis Brasil; o diretor do sindicato, Germano Bonow, ex-deputado, e dirigentes e funcionários do Grupo Hospitalar Conceição.

Biografia resumida
Nascido em Rosário do Sul, José Accioly Jobim Fossari desde jovem já havia escolhido a carreira que gostaria de seguir, cursando a Faculdade de Medicina na Universidade Católica de Pelotas. Sempre desejando contribuir com a comunidade gaúcha, no máximo que pudesse, fez sua formação em Medicina Geral Comunitária e Medicina Interna, em um dos maiores hospitais do Estado, o Nossa Senhora da Conceição. Ciente da importância da longevidade com qualidade à população, especializou-se em Geriatria e Gerontologia pela PUC RS.

De outra parte, além das atividades na medicina, acreditava que poderia levar seu conhecimento à área de gestão, decidindo especializar-se, também, em Administração Hospitalar e Gestão em Saúde. No transcorrer da sua vida profissional, Fossari desempenhou várias funções e esteve à frente de vários cargos:
médico concursado da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, exercendo a atividade na unidade de Pronto Atendimento da Vila Cruzeiro do Sul.
gerente de pacientes externos do Hospital Conceição, onde planejou e coordenou, por três anos, o Dia do Idoso, entendendo a importância na promoção e prevenção da saúde na Terceira Idade.
secretário de Saúde de Canoas, quando implantou os Centros de Atenção Psicossocial e lançou a pedra fundamental da construção do Pronto Socorro municipal.
presidente eleito do Conselho Deliberativo da Associação dos Secretários Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul.
diretor-geral do Sanatório Partenon, momento em que esteve à frente do Tratamento Diretamente Observado (dose supervisionada) para tuberculose, no Morro da Cruz.
diretor-geral do Sanatório Parque Belém, qualificando a emergência com capacitação de seus profissionais em urgência. Igualmente ampliou o número de leitos na UTI.
diretor técnico do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), onde iniciou o planejamento do Centro de Oncologia, atualmente em desenvolvimento. Promoveu a qualificação na formação dos profissionais para atuarem no SUS, bem como incentivou a maior abrangência dos CAPs (Centros de Atenção Psicossocial) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do GHC no atendimento à comunidade.
atualmente, é Gerente de Internação do Hospital Nossa Senhora da Conceição.

Medalha
A Medalha do Mérito Farroupilha é a maior láurea do Parlamento gaúcho. Foi instituída pela Resolução de Mesa nº 381, de 13 de dezembro de 1995, com o objetivo de homenagear cidadãos brasileiros, ou estrangeiros que, por motivos relevantes, tenham se tornado merecedores do reconhecimento da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine