Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
25/06/2018




O  presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, prestou contas de sua gestão durante Assembleia de Prefeitos na sede da entidade, na tarde do último dia 21. O encontro reuniu os presidentes das Associações Regionais que integram a Famurs. De acordo com o Salmo, a Famurs entende as dificuldades enfrentadas pelos prefeitos no exercício dos mandatos, com a falta de poder. “Durante nossa gestão, debatemos questões polêmicas de interesse do municipalismo. Os municípios enfrentam muitas dificuldades, principalmente na questão financeira, e nosso objetivo é defender e lutar pelas pautas. Nosso trabalho reflete não só nas prefeituras, mas na população como um todo”, explicou.

Pautas trabalhadas

Além da prestação de contas, o presidente Salmo também relembrou aos prefeitos as vitórias somadas durante a gestão 2017-2018 nas 10 áreas prioritárias, elencadas em janeiro deste ano. Foram apresentadas as conquistas na saúde, educação, meio ambiente, ligação asfáltica, legislação, encontro de contas, incentivos fiscais, assistência social, agricultura e pecuária e consulta popular. As pautas em andamento com a Bancada Gaúcha e o Governo Federal também foram debatidas.

38º Congresso de Municípios

O presidente Salmo apresentou ainda aos gestores municipais a programação do 38º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, que será realizado nos dias 4 e 5 de julho, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa (Praça Mal. Deodoro, 1101 – Centro Histórico, Porto Alegre). O evento, com o tema “O nosso trabalho muda a vida das pessoas”, também marcará a posse da nova diretoria na gestão 2018/2019. As inscrições para participar do congresso, que tem o patrocínio do Banrisul e do BRDE, poderão ser feitas no local.

A solenidade de abertura acontecerá na quarta-feira (4/7), a partir das 9h30, com a presença de autoridades estaduais e nacionais. Às 14h, o presidente Salmo apresentará as conquistas e os desafios da Famurs no movimento municipalista. A temática também será abordada pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios, Glademir Aroldi, que irá explanar às 16h. Já às 17h30, o filósofo e escritor brasileiro Luiz Felipe Pondé fará uma palestra motivacional. Um jantar de confraternização será oferecido aos prefeitos às 20h, na Churrascaria Galpão Crioulo (Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, s/n – Centro Histórico, Porto Alegre).

No segundo dia de atividades, na quinta-feira (5/7), às 9h30, ocorrerá o painel do Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas, idealizado pela primeira-dama da Famurs e de Rio dos Índios, Adriane Perin de Oliveira. O painel terá a participação especial do poeta de literatura de cordel, Bráulio Bessa Uchoa. Ainda pela manhã, às 11h, será feita a entrega do 2º Prêmio Boas Práticas. À tarde, a partir das 14h, será realizado o painel com os pré-candidatos ao governo do Estado. O ato que encerra o 38º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul será a solenidade de posse da nova diretoria, às 16h. O prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, assumirá como presidente da Famurs e ficará no comando da entidade até julho de 2019.

Prêmio Boas Práticas

A 2ª edição do Prêmio Boas Práticas da Famurs, que tem o patrocínio do Banrisul, e terá os vencedores divulgados durante o 38º Congresso de Municípios, também foi abordada durante a reunião. A honraria será entregue a prefeituras que tenham desenvolvido práticas bem-sucedidas em nove áreas: agricultura, assistência social, comunicação social, cultura, educação, finanças, meio ambiente, saúde e trânsito. Conforme o presidente Salmo, a edição deste ano recebeu inscrições de 191 iniciativas de gestão pública, contemplando 129 municípios gaúchos.

A área de educação foi a categoria com mais projetos, com 54 inscritos, seguida pelas áreas de assistência social e saúde com 36 e 34 concorrentes, respectivamente. O primeiro colocado em cada categoria receberá um troféu. Os segundos e terceiros colocados receberão uma placa e os demais inscritos um certificado de participação. As administrações municipais tiveram a oportunidade de inscrever projetos desenvolvidos entre 1 de janeiro de 2017 e 28 de fevereiro de 2018. Para a avaliação, serão considerados critérios como inovação, criatividade, replicabilidade, sustentabilidade, perenidade e impacto social.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine