Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
08/05/2018

O  vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Juliano Roso (PCdoB) pretende criar um espaço de discussão permanente direcionado à prevenção ao suicídio, por meio do Observatório do Suicídio no RS. A intenção será debatida em audiência pública. O requerimento de autoria do parlamentar foi aprovado, na quarta-feira, 25, na Comissão de Saúde da ALRS. O objetivo é trazer diversos setores e profissionais da saúde para integrar a discussão.

“Nós criamos a semana de prevenção ao suicídio no âmbito da ALRS, mas acredito que não devemos ficar apenas nisso. O observatório terá a participação de técnicos, psiquiatras, psicólogos, pessoas que trabalham com saúde pública, professores, hospitais, Cruz Vermelha e o CVV, será um espaço de ampla participação e monitoramento deste problema de saúde pública”, afirma.

De acordo com Juliano, a meta é mobilizar toda a sociedade, prefeituras e a imprensa para construir uma grande rede de prevenção. “Todos nós temos amigos, familiares, vizinhos, colegas de trabalho e de aula que já tentaram ou cometeram suicídio. Então, esse é um assunto muito traumático, mas precisamos abordá-lo para combatê-lo. Se conseguirmos salvar uma vida com esse trabalho já estaremos satisfeitos RS tem a maior taxa de mortalidade do país".

O suicídio provoca, aproximadamente, mil mortes por ano no Estado. São cerca de três pessoas que cometem suicídio por dia no Estado. “É um índice muito alto. É o dobro da média do Brasil”, afirma Juliano.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine