Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
13/11/2017

A  Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), representada pela primeira-dama da entidade e do município de Rio dos Índios, Adriane Perin de Oliveira, em parceria com o Movimento Gaúcho da Mulher Municipalista (MGMM) realizou, nesta quinta-feira (9/11), o segundo encontro com as primeiras-damas, secretárias municipais, vereadoras e demais lideranças femininas envolvidas na causa municipalista que integram a região da Grande Santa Rosa. Já na abertura, a primeira-dama falou sobre os desafios do movimento, que foi idealizado por ela, levantando questões sobre as discussões e as necessidades das mulheres na sua região.

“Por décadas, vivemos um cenário político com um percentual mínimo de mulheres no centro das decisões, somos minoria absoluta e isso precisa ser mudado não apenas com debates, mas com atitudes. Baseado nisso, a Famurs quer proporcionar a essas mulheres debates com as suas demandas, capacitar através de cursos, seminários, troca de experiências, para que possamos despertar o que culturalmente está adormecido. Para que possamos fazer política com a sensibilidade e inteligência feminina”, concluiu Adriane.

Atualmente, a representatividade feminina na política, mais especificamente na gestão pública municipal, é inferior à masculina. Apenas 12% das prefeituras dos 5.568 municípios brasileiros são gerenciadas por mulheres. No Rio Grande do Sul, são 30 prefeitas e 47 vice-prefeitas nos 497 municípios.

Durante o encontro, a jornalista e publicitária Tânia Moreira apresentou o painel Comunicação para Mulheres em Posição de liderança. De acordo com a palestrante, a afirmação e representação das mulheres na política não espelha os avanços conquistados por elas dentro da sociedade. “Ao contrário de décadas passadas, quando a mulher não atuava no mercado de trabalho, não tinha as mesmas oportunidades de educação que os homens e nem mesmo direitos eleitorais, elas estão mais empoderadas, independentes e atuantes em diversas áreas”, afirmou Tânia.

No final da reunião, Adriane fez a entrega oficial dos botons do movimento, para que as mulheres presentes levassem o símbolo do MGMM em seus corações. O projeto seguirá com encontros regionais juntamente com o Famurs pelo Rio Grande, levando o MGMM para perto das mulheres em seus municípios.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine