Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
26/10/2017

A  Assembleia Legislativa realizou, na tarde desta quarta-feira (25), na Sala Adão Pretto do Palácio Farroupilha, o Seminário sobre o Tema Norteador do Prêmio de Responsabilidade Social 2017, Equidade de Gênero.
Os dez finalistas e concorrentes ao Troféu Destaque RS nesta categoria transversal do Prêmio de Responsabilidade Social – PRS apresentaram seus cases aos integrantes da Comissão Mista do PRS 2017, para avaliação e definição do agraciado.
Os concorrentes ao Tema Norteador foram avaliados, em uma primeira fase, com base nos relatórios dos cases apresentados por meio de formulário eletrônico. Os dez cases que atenderam aos requisitos, tiveram suas inscrições validadas e foram selecionados pela Comissão Mista do PRS 2017 finalistas ao Tema Norteador, participarem do seminário desta tarde.
Para Luiz Carlos Barbosa, diretor do Departamento de Cultura da Assembleia Legislativa – setor responsável pelos prêmios institucionais do Parlamento – com esta apresentação presencial do Tema Norteador, a edição do PRS, praticamente, conclui seu ciclo de trabalho de 2017. “Seguramente, pode-se afirmar que foram alcançados os objetivos do prêmio, entre os quais o principal é estimular a participação dos segmentos sociais neste processo de difusão de uma cultura de responsabilidade social, abordando agendas contemporâneas, como é o caso da equidade de gênero. Esse é um assunto perene diante da grossa camada de cultura machista, que requer ações permanentes. Aliás, o noticiário recente, reportando brutal humilhação e agressões contra mulheres, demonstra o quanto é urgente que organizações públicas e privadas assumam a responsabilidade de enfrentar esse tipo de violência. A sensibilidade com essas questões reafirma o conceito de que responsabilidade social tem de ser atitude”, resume Barbosa.
O coordenador da Comissão Mista do Prêmio de Responsabilidade Social 2017, Marcelo Gazen, destacou a importância dos trabalhos apresentados e que se coadunam com o tema deste ano, “Equidade de Gênero”. “Ficamos muito felizes e estamos agora com um grande desafio que é decidir quem será o vencedor do Troféu Destaque RS do Tema Norteador de 2017. De qualquer forma, a nossa intenção de juntar um grupo qualificado, para que hoje fosse um dia diferenciado de apresentação dos cases, foi totalmente atendido”, sublinhou ao convidar a todos para a entrega do Prêmio de Responsabilidade Social de 2017 que ocorrerá no dia 30 de novembro, às 19 horas, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa
Parceria entre a Assembleia e organizações
O Prêmio de Responsabilidade Social é uma parceria entre a Assembleia Legislativa e organizações da sociedade civil. O PRS é organizado conjuntamente com uma Comissão Mista, atualmente formada por representantes de 14 entidades: Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI), Conselho Regional de Administração do RS (CRA/RS), Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRC/RS), Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul – (Federasul), Federação das Associações dos Municípios do RS (FAMURS), Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) Federação do Comércio de Bens e de Serviços (Fecomérico), Observatório de Responsabilidade Social das Universidades Brasileiras (ORSUB), Organização Parceiros Voluntários (OPV), Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Social do Comércio (Sesc) e Sindicato e Organização das Cooperativas RS-OCERGS/SESCOOP.
Cases apresentados
ASSOCIAÇÃO DE AMPARO À MATERNIDADE E INFÂNCIA
A incubadora social visa o empoderamento da mulher através da qualificação, orientação para o trabalho e desenvolvimento de habilidades em diversas áreas de geração de renda. Tem como propósito fornecer e equipar o espaço físico para que as usuárias produzam ou ofereçam serviços com o propósito de geração de renda, melhoria da empregabilidade e autonomia e do empoderamento da mulher em todos seus papéis na sociedade. Buscamos atender as mulheres mais vulneráveis, a fim de melhorar simultaneamente os resultados de desenvolvimento e economia das mesmas, suas famílias e comunidades, bem como dar às mulheres autonomia e promover a igualdade de gêneros.
ASSOCIAÇÃO PRÓ-ENSINO EM SANTA CRUZ DO SUL
Projeto Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar - Direitos e Garantias Legais da Mulher Agredida foi criado, em 2013, com o propósito de possibilitar a orientação e o apoio jurídico às mulheres vítimas de violência doméstica. As ações são realizadas em parceria com a Delegacia de Pronto Atendimento da Polícia Civil de Santa Cruz do Sul. A necessidade de estruturação de um projeto que atendesse a essa demanda surgiu diante das inúmeras ocorrências policiais envolvendo violência doméstica e familiar contra a mulher, ou seja, situações que demandam a aplicação da chamada Lei Maria da Penha às vítimas, que não possuem o conhecimento sobre a operacionalização da Lei, seus institutos, suas peculiaridades, seus direitos e suas garantias, principalmente diante da possibilidade ou não de representação contra o agressor. O objetivo do projeto é desenvolver, junto à Comunidade local, ações, para fins de apoio e esclarecimento às vítimas de violência doméstica, de seus direitos e garantias constitucionais.
COOPERATIVA DE CRÉDITO DE LIVRE ADMISSÃO DE ASSOCIADOS ALTO URUGUAI - SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC
Programa Sicredi Mulher - As ações buscam valorizar o público feminino da área de atuação da Sicredi Alto Uruguai RS/SC, promovendo diversas ações que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional das participantes. O programa tem como objetivos específicos valorizar e estreitar o relacionamento com o público feminino através de um programa específico para elas; - Propor ações para disseminar a cultura do cooperativismo às mulheres, buscando desenvolver o lado profissional e pessoal do público participante; - Estimular a liderança através do quadro social, para que participem mais ativamente na tomada de decisões e na gestão da cooperativa; - Integrar as mulheres participantes deste programa no cotidiano da cooperativa, oferecendo ações contínuas visando a sustentabilidade do programa.
FUNDAÇÃO DE INTEGRAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO DO NOROESTE DO ESTADO DO RGS – FIDENE
Projeto “SALA DE DIÁLOGO: Da violência ao respeito busca promover a equidade de gênero trabalhando com homens agressores, aprisionados na Penitenciária Modulada de Ijuí, em virtude da prática de crimes previstos na Lei Maria da Penha, e que, portanto, envolvam violência doméstica. O objetivo geral do projeto é intervir junto aos autores de crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher, presos (preventiva ou definitivamente) no módulo de apoio da Penitenciária Modulada de Ijuí, buscando auxiliar na identificação e combate das causas motivadoras da prática dos atos violentos, e educar à não-violência contra as mulheres.
FUNDAÇÃO LA SALLE
Desde o ano de 2013, a Fundação La Salle executa projetos sociais voltados para a temática dos direitos humanos, relações de gênero e segurança pública. O precursor dessa trajetória foi o Projeto Mulheres da Paz, que capacitou lideranças comunitárias para atuarem como promotoras dos direitos das mulheres nas comunidades Guajuviras e Mathias Velho em Canoas, até o ano de 2015. A partir da consolidação deste trabalho e em parceria com a Prefeitura Municipal, em 2016 a Fundação La Salle continuou a atuação nesta temática a partir de um novo modelo de trabalho, intitulado Projeto Casa da Cidadania. O projeto Casa da Cidadania integrou o Sistema Municipal de Prevenção de Violências e teve como eixo central o trabalho de mobilização comunitária, conduzido e coordenado pelas Mulheres da Paz - um grupo de mulheres atuantes no bairro - que a partir de 2016 foram contratadas pela Fundação La Salle, para realizarem diversas ações voltadas, principalmente, ao empoderamento das mulheres e o enfrentamento às violências de gênero. Estas mulheres, na função de Agentes de Ação Social, com maior autonomia, reconhecimento e condições socioeconômicas, atuaram de forma intersetorial nos bairros Guajuviras e Mathias Velho em Canoas/RS.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
O Projur Mulher foi construído para atender os conflitos oriundos das questões gênero, mais especificamente mulheres e filhos oprimidos e em situação de violência acolhidos na Casa de Apoio à mulheres em situação de violência. Institucionalizado em 2004 na Universidade de Passo Fundo, pois as mulheres passavam pela vitimização secundária, não possuíam orientação e acompanhamento jurídico processual, somando o desamparo à violência de gênero. No decorrer foram associadas ao projeto original a Arteterapia e o Projur Mulher cidadã, no intuito de fazer florescer a autoestima e fornecer conhecimento de direitos mínimos para a emancipação feminina. Assim, as vivências, consultas e informações são prestadas, pela professora e bolsistas, na Casa de Apoio, na universidade e também na comunidade. Objetivo Geral do projeto é atender as mulheres em situação de violência e filhos, nas áreas cível e criminal nos termos da Lei Maria da Penha e legislação pertinente, bem como promover encontros e eventos para informação, conscientização e sensibilização sobre igualdade de gênero, direitos humanos e fundamentais na promoção da multiplicação da cidadania e emancipação social e empoderamento feminino.
INSTITUTO VITÓRIA
O Instituto Vitória já possuía parceria com a COORELI (Cooperativa de Limpeza e Reciclagem de Lixo de Taquara) desde 2014. Até 2015 a parceria era a de ofertar espaço físico para a Cooperativa desenvolver o trabalho de Eco Ponto; a instituição oferecia espaço físico, em contrapartida recebia um valor simbólico de aluguel pelo uso do espaço pela cooperativa. Esta parceria, rendeu encontros com Mulheres Cooperadas da COORELI, onde os profissionais do Instituto Vitória voluntariamente abordaram sobre prevenção, riscos, o papel da mulher no fortalecimento da resiliência familiar, e sobretudo, a importância do gênero feminino na eficácia do trabalho. O objetivo do programa é promover parcerias sustentáveis entre Instituto Vitória e Cooperativa de Reciclagem COORELI, associado ao empoderamento das mulheres cooperadas. - Promover a Melhora da auto estima e empoderamento; - Ofertar a qualificação e aprendizado às mulheres que trabalham com demandas relacionadas a catação, reciclagem e limpeza urbana. - Contribuir para a ressignificação de valores de mulheres mães, mulheres filhas, esposas, chefe de família.
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
O Programa SENAI de Ações Inclusivas - PSAI foi criado para atender as necessidades latentes da sociedade e do mercado de trabalho, fazendo com que se discuta e se apresente soluções frente às questões sociais de exclusão e de discriminações. O PSAI é um projeto inovador que atende às vertentes de Gênero, Etnia, Maturidade/Idosos, Pessoas com Deficiência e em fase de Reabilitação. Está fundamentado em uma educação profissional emancipatória para desenvolver a capacidade de pensar criticamente a realidade e promover a igualdade de condições para as pessoas, com e sem deficiência, que procuram na Educação Profissional a inserção e/ou reinserção na Indústria. As premissas adotadas pelo Programa fundamentam-se na Constituição Federal, na LDB e na atual LBI e nos documentos normativos aprovados pelo Conselho Nacional de Educação - CNE, assim como nas normas e diretrizes do Departamento Nacional do SENAI criadas para orientar tais ações institucionais no âmbito da educação e diversidade. O PSAI com foco na vertente Gênero e Deficiência, objetiva promover e apoiar a inclusão de mulheres com deficiência na Indústria, possibilitando o ingresso em condições igualitárias nos cursos regulares nas Unidades Operacionais, com respeito à diversidade, orientação sobre acolhimento dos colegas com algum tipo de necessidade específica, acompanhamento e convivência em seu ambiente escolar, como fatores de suma importância para o sucesso do programa de inclusão na empresa e atendimento de prerrogativas legais.
UNIMED ERECHIM – COOPERATIVA DE SERVIÇOS DE SAÚDE LTDA
Empoderamento das Mulheres na Gestão da Cooperativa: Desde sua existência a Unimed Erechim segue os princípios de Governança Corporativa ao tomar decisões relativas a seus associados, rede prestadora e fornecedores, clientes, sociedade e colaboradores. Em um cenário de busca de modernidade e valorização das mulheres, definiu-se em 2008 pelo investimento no desenvolvimento das lideranças, visto que a cooperativa sempre teve mais de 70% de mulheres em seu quadro de colaboradores. Em 2014 foi redefinido o organograma da cooperativa contemplando diversos cargos de gestão lideranças desenvolvidas internamente, em ambos os gêneros. Ainda, na revisão do Planejamento Estratégico de 2016 foi aprovada a ação estratégica ‘Desenvolver Equipes de Alta Performance e o empoderamento das pessoas’. Como premissa foi acordado com a diretoria a adesão ao novo modelo de gestão e a busca de ajuda especializada para dar o empoderamento necessário na forma de atuação das gerentes frente as desigualdades de gênero, superação de obstáculos e quebra de paradigma em termos competência para impulsionar o desenvolvimento econômico, e com remuneração equiparada
UNIVERSIDADE FEEVALE
Projeto Núcleo de Apoio aos Direitos das Mulheres (NADIM), que se caracteriza por ser um projeto de assistência jurídica comunitária que objetiva a criação de um espaço fundamental para o reconhecimento e fortalecimento da dignidade da mulher pertencente à comunidade de Novo Hamburgo, RS, possibilitando-a obter aconselhamento jurídico e psicológico, além da solução de controvérsias jurídicas, de maneira gratuita. Intensificar a produção e socialização dos Direitos Humanos, mediante ações que proporcionem a solução dos conflitos existentes e a integração e o aprimoramento de outros agentes comunitários, como forma de efetivar uma mentalidade coletiva de respeito aos Direitos Humanos. 2. Buscar a interação do conhecimento e de experiências acumulados na academia com o saber popular; 3. Impactar na vida dos beneficiados no âmbito social e pessoal; 4. Buscar a formação de agentes sociais em cada comunidade; 5. Disseminar uma cultura de respeito aos Direitos Humanos; 6. Disseminar conhecimento sobre as formas de violência e a necessidade de alteração na forma de sua percepção 7. Buscar a efetivação dos direitos por meio de ações que proporcionem a solução extrajudicial dos conflitos; 8. Ampliar o acesso ao Poder Judiciário aos necessitados.
Presenças
Também participaram do seminário, a coordenadora da Divisão de Prêmios e Promoções Culturais, Neuza Silva Soares; o representante da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do RS (Federasul) e Coordenador Geral da Comissão Mista do Prêmio de Responsabilidade Social 2016, Marcelo Gazen; os representantes da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), Modesto Mendes e Maurício Pinzkoski; a representante da Federação das Associações dos Municípios do RS (FAMURS), Elisete Ribeiro Lopes; a representante do Observatório de Responsabilidade Social das Universidades Brasileiras (ORSUB), Liane Nanci Rotta; a representante da ONG Parceiros Voluntários (OPV), Guilherme Borba; o representante do Conselho Regional de Administração RS – CRA/RS, Luiz Klipper; o representante do Conselho Regional de Administração do RS (CRA-RS), Marco Aurélio Pinheiro de Barros; os representantes do Conselho Regional de Contabilidade RS (CRC-RS), Simone Imperatore; a representante da Federação do Comércio de Bens e Serviços (Fecomércio), Katiane Roxo, e o representante da Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI), Verdi Faccini e Luiz Antônio Rebouças dos Santos, da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).
Participaram do seminário, apresentando os projetos das organizações Márcia V. Toss, Luiz Fernandes, Eduardo Ritt, Angelita M. Codoná, Sonia da Costa, Silvia Amaral, Michele Nunes D’Àvila, Cíntia Miguel Koefer, Josiane P. Faria, Lisiana Carraro, Cláudia Cristo, Elizabete Rocha, Maira Tonial, Michele Trindade e Adilson Rodrigues.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine