Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
26/10/2017

Cerca  de 180 adolescentes de 16 unidades da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), entre internação e semiliberdade, participam, ao longo desta quinta-feira (26), da 2ª edição dos Jogos InterCases, no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre. Estarão em disputa diversas modalidades, entre elas futsal, tênis de mesa, xadrez e minirrústica. A abertura do evento esportivo contou com um desfile das delegações e uma homenagem aos três servidores mais antigos da instituição, todos com 47 anos de serviços prestados. O governador José Ivo Sartori prestigiou a cerimônia.
“Esse é um momento que não é apenas para o esporte, nem para saber quem vai sair vencedor. É um momento que marca a integração e a convivência entre todos. Também deve ser um evento de solidariedade, aprendizado e relações interpessoais. Todo mundo quer melhorar, então essa é uma oportunidade de crescimento", disse o governador.
Sartori também saudou os 15 anos da Fase e citou os investimentos disponíveis para implantação de 9 unidades escolares autônomas nas áreas dos Centros de Atendimento Socioeducativos (Cases). “Acreditamos na educação como forma de mudança e transformação da nossa sociedade”, destacou.
Segundo o presidente da Fase, Robson Zinn, a competição é apenas a final de um longo trabalho. “Mantemos em todas as nossas unidades oficinas esportivas. O esporte coletivo traz relação de respeito. Nesta atividade não está em jogo a disputa, mas uma oportunidade para confraternização. O esporte é transformador”, reforçou.
Zinn ainda afirmou que a Fase recebe investimentos de R$ 100 milhões do governo do Estado até 2019, o que vai possibilitar a ampliação do número de vagas no sistema de 180 para 1,1 mil. “Os números comprovam que o adolescente egresso acompanhado pelo sistema tem sua reincidência reduzida para menos de 10%” .
“O esporte, aliado à educação, ajuda a afastar a reincidência desse jovens. Essa atividade está coroando o belo trabalho realizado na Fase. Não interessa o resultado. O evento já está sendo extremamente proveitoso", salientou o secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Darci José Lauermann.
As delegações participantes dos 2º Jogos InterCases são dos municípios de Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santo Ângelo, Santa Maria, São Leopoldo e Uruguaiana.
O jogador do Sport Club Internacional, Leandro Damião, é um dos embaixadores do evento e faz a entrega das medalhas e troféus. No encerramento, o cantor Mc da VR e a Banda Comunidade Nin-Jitsu fazem uma apresentação musical.
Implantação das unidades escolares
As nove unidades escolares serão instaladas nos Cases de Porto Alegre (4), Caxias do Sul (1), Pelotas (1), Uruguaiana (1), Santo Ângelo (1) e Santa Maria (1), resultado de uma parceria entre a Fase e a Secretaria da Educação. O convênio firmado é no valor de R$ 10 milhões. Além de prédios modernos e bem equipados para o ambiente escolar, a medida permite ainda a ampliação dos espaços dedicados a cursos e oficinas profissionalizantes para os adolescentes.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine