Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
12/04/2017

O  fortalecimento e estreitamento dos laços de amizade e das parcerias comerciais bilaterais entre a República Socialista do Vietnã e o Brasil - com participação do RS - dominaram as conversas entre o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edegar Pretto (PT), e o embaixador vietnamita, Do Ba Khoa, realizada no início da tarde desta terça-feira (11).

Durante a visita de cortesia, Do Ba Khoa explicou que a partir do 6° Congresso do Partido Comunista do Vietnã (PCV), realizado em 1987, o país vem colocando em prática um processo de renovação política e econômica que resultou num crescimento econômico médio de 6,5% ao ano. Como resultado, afirmou o embaixador, seu país reduziu drasticamente o índice de pobreza e já cumpriu cerca de metade dos 17 objetivos da agenda 20/30 propostos pela Organização das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável.

O Vietnã ocupa atualmente a 36ª posição no ranking dos destinos das exportações brasileiras, que em 2016 totalizaram U$ 1,4 bilhão, tendo como principais produtos o milho, soja e algodão. Neste cenário, do Rio Grande do Sul partem cerca de 14% das vendas externas brasileiras, fazendo com que o estado ocupe a segunda posição entre as unidades da federação exportadoras para o país asiático, especialmente couro, tabaco, soja e trigo.

Como atualmente uma das metas do Vietnã é melhorar sua produção agrícola, o RS, como fabricante de 70% de máquinas e equipamentos brasileiros para a agricultura, tem grandes chances de aumentar sua participação nas exportações nacionais ao país. "Somos parceiros nesta caminhada e contem conosco para o estreitamentos das relações de amizade e comercial entre os nossos países e com o nosso estado", declarou o chefe do Legislativo gaúcho, que ainda presenteou o embaixador com o livro o "O solo e o homem", que retrata, por meio de fotografias de Eurico Salis, a relação do homem do campo com a terra e um pouco da história do RS. Além da comitiva vietnamita, participaram da audiência os parlamentares do PCdoB Manuela d Ávila e Juliano Roso, além de dirigentes do partido como o ex-deputado comunista Raul Carrion.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine