Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
14/06/2022

Em  um ato marcado para esta quarta-feira (15), às 11 horas, no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, será lançada uma mobilização que pretende unir diversas instituições gaúchas contra o avanço da fome e da insegurança alimentar no RS. Intitulado de Movimento Rio Grande Contra a Fome, a iniciativa reúne, na sua primeira fase, a Assembleia Legislativa, o Governo do Estado, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, a Defensoria Pública do RS e o Tribunal de Contas do Estado. "O objetivo é começar o Movimento com todos os poderes do Rio Grande do Sul reunidos para, nas fases seguintes, agregar todas as demais instituições e entidades que quiserem contribuir no enfrentamento daquele que é o maior problema do Brasil hoje. Nós não vamos apresentar uma receita pronta e, sim, buscar parceiros para construir alternativas conosco", destacou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira.

Conforme Valdeci, o principal objetivo do Movimento é "dar visibilidade" ao tema do avanço da insegurança alimentar para, a partir disso, "promover esforços conjuntos" que amenizem o risco de fome no Rio Grande do Sul. Uma das ações já previstas é o fortalecimento do trabalho realizado pela Defesa Civil Estadual, que durante todo ano arrecada e destina alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade. "É uma ação que não tem o poder de resolver o problema (da fome) e nem vamos inventar a roda. O que nós queremos é fazer com que a roda da solidariedade gire mais rápida e intensamente, promovendo uma união de forças que certamente vai ajudar a colocar comida no prato de quem mais precisa de apoio. E que não seja um movimento só para este momento, mas que perdure, independentemente de quem estiver a frente da Assembleia, do governo gaúcho, na direção dos demais poderes e das diferentes organizações da sociedade civil que vierem a somar esforços", destacou ele.

Números da Fome
A Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN) divulgou, na semana passada, os números do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar. Os dados indicam que, em 2022, no Brasil, a fome passou a ser uma realidade para 33,1 milhões de pessoas. Já a situação de insegurança alimentar leve, moderada ou grave atinge hoje 125,2 milhões, quase 60% da população brasileira.



Texto: Marcelo Antunes
Foto: Paulo Garcia

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine