Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
02/06/2022

Prefeitos,  diretores e técnicos da Famurs realizaram na manhã desta quinta-feira (02/06) uma importante reunião com a agência de desenvolvimento Madrid Investment Atrraction. O objetivo dos gestores é criar um ambiente favorável de negócios entre os municípios gaúchos e a cidade de Madrid, na Espanha. A comitiva gaúcha foi recebida pelo diretor da agência espanhola, Daniel Henrique e pela Secretária Adjunta do departamento, Mônica Gomes Royuela. Ao final da reunião, a Famurs e Madrid Investment Atrraction assinaram um acordo de cooperação técnica entre as instituições.

“Articulamos com o governo federal brasileiro esta reunião para criarmos uma possibilidade de parceria com Madrid para o desenvolvimento de políticas que possam atrair novas empresas e oportunidades para os municípios gaúchos”, disse o presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto.

Durante a reunião os responsáveis pela agência de desenvolvimento de Madrid explicaram que o hub oferece um trabalho especial para as empresas e talentos interessados a iniciarem os seus negócios na cidade. O trabalho consiste na consultoria, gestão de projetos, facilitação de contatos e acompanhamento; identificação de sócios e locais estratégicos para a instalação; além de um acompanhamento de gestão em todas as fases das empresas que estão se instalando em Madrid. A agência de desenvolvimento também presta serviços de jurídicos e desburocratização. A Madrid Investment Atrraction é um braço do governo espanhol que auxilia as empresas.

“Percebemos aqui em Madrid uma ótima fórmula de fomento para as novas empresas que estão se instalando. Há todo um trabalho de gestão e acompanhamento desta empresa até o negócio obter sua independência, credibilidade e seu sucesso”, salientou o presidente eleito da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno.
Uma das principais características está no oferecimento de seis meses de instalação gratuita em Madrid para os gestores que estão chegando. Ou seja, a agência disponibiliza local e estrutura para o fortalecimento inicial dos projetos.

Outro destaque da agência está na disponibilidade de um serviço individualizado e gratuito para o empreendedor, além da organização e articulação de encontros setorizados. Ou seja, a agência de desenvolvimento identifica oportunidades e contatos que possam ajudar no desenvolvimento empresarial.

“Observamos com atenção uma ótima fórmula desenvolvida em Madrid. São três momentos. Antes do investimento, durante o investimento e principalmente no acompanhamento. Aqui está a principal característica da agência de desenvolvimento. No último nível, o pilar do acompanhamento e desenvolvimento desta empresa. Este é um cenário ideal para que o empresário possa desenvolver o seu negócio”, ressaltou o Secretário de Desenvolvimento da prefeitura de Santa Rosa, Odaylson Eder.

Uma importante parceria para o sucesso da agência está no desenvolvimento de uma parceria com a Câmara Oficial de Comércio, Indústria e Serviços de Madrid. Este trabalho consiste em prestar um suporte para que as empresas de Madrid possam se instalar em outros países e terem um acompanhamento adequado. Diversos pilares de relacionamento e promoção são desenvolvidos no plano de ação. Os encontros empresariais, as missões setoriais e o conjunto de aproximações.

Durante o encontro, diversas potencialidades foram apresentadas para atrair investimentos como o desenvolvimento de um ótimo transporte, mercado competitivo, um importante ecossistema de inovação, um capital humano altamente qualificado, uma qualidade de vida, de zonas verdes e boas opções de lazer.

“Observamos aqui em Madrid um local com todas as condições profissionais para a recepção de novos negócios. Há processos fortes de organização, gestão e planejamento para a atração de novos investimentos.”, registrou o prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei.

Diversos cases de empresas estrangeiras foram apresentados na reunião como Toyota, Microsoft e google, fato que gera uma interlocução internacional capaz de gerar novas oportunidades.
Madrid hoje é o principal motor da economia da Espanha. O aeroporto Madrid Barajas é o segundo da Europa com maior capacidade. Outros destaques estão na rede ferroviária e no desenvolvimento do transporte rodoviário. Além disso, há cerca de 300 estações de metro.

“Hoje Madrid possui 181 nacionalidades diferentes, desenvolvendo negócios e gerando intercâmbio cultural. Madrid também é o principal centro de estudos da Espanha com sete universidades públicas e onze universidades privadas. Eu como professor fico feliz em ver como podemos aprender”, disse o prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa. Há uma expectativa de vida de 85 anos e 36% de áreas verdes presentes. Hoje, são mais de trinta mil estudantes estrangeiros presentes em Madrid, fornecendo um grande material humano para o mercado de trabalho da cidade.

“Foi um encontro histórico. A Famurs vira protagonista e passa a liderar um importante segmento de desenvolvimento para os municípios”, disse o coordenador técnico de turismo, Mário Nascimento.

O grupo que compõe a Missão Internacional possui a presença do presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto; do presidente eleito da Federação e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno; do vice-presidente e prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata; do prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa; do prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei; do superintendente Darlan Santos; do coordenador de turismo, Mário Nascimento; do coordenador técnico de Comunicação da Famurs, Voltaire Santos e do secretário de desenvolvimento econômico de Santa Rosa, Odaylson Eder.




Texto e Foto: Voltaire Santos


 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine