Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
01/06/2022

Os  integrantes da Missão Internacional da Famurs chegaram em Barcelona, na Espanha. Durante a manhã desta quarta-feira (01/06), os prefeitos e técnicos da Famurs firmaram um termo de cooperação técnica entre os municípios gaúchos e a agência de desenvolvimento Catalonia Trade & Investment. A recepção da agência espanhola foi realizada pelo Gerente de Promoção Externa e diretor de Investimentos do Governo da Catalunha, Roger Costa.

A agenda foi articulada com o governo federal brasileiro, através do Ministério da Economia. A Catalonia Trade & Investment é uma agência pública que trabalha para atrair investimento estrangeiro direto para Barcelona e Catalunha, promovendo a área como um local de negócios atraente, inovador e competitivo. O objetivo da agenda é desenvolver uma parceria estratégica com os municípios e aproximando os profissionais gaúchos.

"A nossa intenção em vir aqui é para observar o case de sucesso desta agência de desenvolvimento para criarmos um ambiente atraente entre Barcelona e os municípios gaúchos. Entendemos que podemos acelerar o processo de desenvolvimento de nossas cidades gaúchas e desenvolver esta parceria será fundamental. Nosso foco é atrair investimentos para o Rio Grande do Sul utilizando as técnicas de empreendedorismo utilizadas aqui na Espanha", disse Bonotto.

Durante a reunião, os integrantes do governo da Catalunha explicaram que a agência Catalonia Trade & Investment é responsável pela arrecadação e gestão de investimentos estrangeiros para o governo catalão. No total, foram criados 82 projetos de investimento estrangeiro (mais de 7% em termos semelhantes) em 2021, criando 3.211 postos de trabalho (+37%) e mantendo mais de 2.471 postos de trabalho (+116%). Os resultados foram vistos em um período de tempo mais longo para evitar a natureza volátil de dois investimentos estrangeiros, ou o volume de investimento estrangeiro atraído pela Catalonia Trade & Investment nos últimos cinco anos (2017-2021) ultrapassou 2.000 mil euros, 31% mais do quinquênio anterior (2012-2016).

"É fundamental mergulharmos nestes cases que estão sendo apresentados aqui na Espanha. Temos aqui um forte exemplo sobre como as agências de desenvolvimento podem serem fundamentais na geração de novas oportunidades e novos negócios. Há todo um trabalho na identificação do ambiente de negócios e há um forte fomento para que as empresas que estão sendo instaladas gerem oportunidades permanentes conectadas com os profissionais das universidades”, ressaltou o presidente eleito da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno.

Nos últimos cinco anos, 27.444 negócios foram criados graças aos investimentos de empresas multinacionais na Catalunha. Algumas das empresas que receberam apoio para investir ou expandir suas atividades na Catalunha são AGC Pharma Chemicals, Paradox Interactive, PXI Automotive, Technica Engineering e Lightpoint Medical.

"Acho muito interessante o processo de formação dos clusters de tecnologia criativa. Precisamos melhorar no Brasil este processo. Acelerar os investimentos", disse o Vice-presidente da Famurs e prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata.

Investimento estrangeiro instantâneo
Em 2021, a indústria esteve na vanguarda do número de projetos de investimento estrangeiro, uma das principais prioridades do Ministério de Negócios e Trabalho para reindustrializar a Catalunha, uma vez que as economias industriais são mais inovadoras, mais abertas ao mundo, mais produtivas e criar empregos de melhor qualidade. De fato, 2 em cada 3 euros (406 mil euros, 66% do total) de investimento estrangeiro gerido pela Catalonia Trade & Investment em 2021 para a indústria. Dos 82 projetos de investimento estrangeiro implementados na Catalunha em 2021, 37% são greenfield, ou outros, de empresas sem presença anterior na Catalunha. 44% são de empresas já instaladas na região e que estão em expansão ou realizando novos investimentos.

"Como prefeito de Santo Ângelo, acho fundamental observamos a forma como as agências de desenvolvimento de Barcelona trabalham com suas faculdades, seus estudantes e sua economia. Há um ótimo aproveitamento dos alunos no mercado de trabalho. Fato que acelera a geração de novas oportunidades. Essa relação entre faculdades e centros de tecnologia é uma das bandeiras de sucesso que queremos desenvolver na nossa região das Missões. A universidade tem que sair de dentro. A universidade deve ter impacto na vida das pessoas", disse o prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa.

Do ponto de vista setorial, destacam-se os projetos de investimento para o setor de TIC-transformação digital (com 20% do total), seguido pelo setor automotivo e de motocicletas (20%) e indústria química (13%). O dinamismo do setor digital e tecnológico também se destaca em termos de criação de negócios, uma vez que é responsável por 67% dos novos negócios criados em 2021, graças ao investimento estrangeiro.

Por outro lado, não digo que respeito os principais países investidores, incluindo Estados Unidos (16%), Alemanha (16%), Reino Unido (12%), França (11%), Japão (9%) e China (6%).

“Os municípios devem estar conectados com as agências de desenvolvimento da Europa. Estamos colocando as cidades gaúchas neste mapa”, disse o coordenador técnico de turismo da Famurs, Mário Nascimento.

Catalonia Trade & Investment atraiu 612 milhões de euros em investimento estrangeiro em 2021, ou o valor mais alto já registrado. A Catalonia Trade & Investment oferece assessoria abrangente a empresas estrangeiras para facilitar o investimento de novas multinacionais na Catalunha, ajudando-as a realizar expansões e reinvestimentos. As tarefas vão desde a promoção da Catalunha no exterior, até a preparação conjunta de candidaturas para empresas realizarem investimentos na Catalunha, bem como assessoria completa em todo o processo de investimento e apoio à implementação do investimento.

“A atração de investimentos na Espanha é um case. Criar um ambiente favorável será um bom desafio para nós prefeitos gaúchos”, disse o prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei.

Esta estratégia – focada principalmente na atração de novos projetos da indústria 4.0 e negócios de manufatura avançada na Catalunha – foi recentemente reconhecida pelo grupo Financial Times como a melhor da Europa entre as regiões consideradas 'grandes'. Tem como foco atrair investimentos de alto impacto, gerar negócios de qualidade e complementar lacunas nas cadeias de valor do setor.

Por cada euro de dinheiro público atribuído a esta área em 2021, foram captados 221 euros de investimento privado por parte de empresas internacionais. No total, 30,5% dos dois projetos que surgirão na Catalunha em 2021 serão vistos através da rede de 40 Escritórios de Comércio Exterior e Investimentos da Catalunha em todo o mundo.

Em termos de previsões futuras, a Catalonia Trade & Investment está atualmente trabalhando em uma carteira de 600 projetos de investimento possíveis, seu maior valor já registrado. De fato, 75% das empresas que investirão na Catalunha em 2021 sob os auspícios da Catalonia Trade & Investment dizem que planejam investir novamente no futuro.

Durante o encontro, uma das notícias apresentadas chamou a atenção da comitiva gaúcha. Barcelona é o 5º hub de startups da União Europeia de acordo com o ranking publicado nesta terceira feira pela StartupBlink, uma das mais prestigiadas consultorias internacionais especializadas na análise de ecossistemas de startups. A capital da Catalunha fica logo atrás de Paris, Berlim, Estocolmo e Amsterdã.

Para desenvolver esse ranking, a StartupBlink considera parâmetros como o número de startups em cada ecossistema, sua qualidade e o clima de negócios. Também analisa indicadores como o número de espaços de coworking e aceleradores, o número de saídas e unicórnios, o momentum gerado por grandes startups e um conjunto de indicadores regionais de negócios e econômicos.

O Diretor Geral de Inovação e Empreendedorismo do Departamento de Negócios e Trabalho, Lluís Juncà, afirmou: “Estes dados demonstram a forte posição da Catalunha entre os principais ecossistemas de startups europeias”. Juncà aumenta: “Mais importante, as startups na Catalunha crescem em quantidade e qualidade, com um uso mais intensivo de tecnologias de ponta. Suas propostas estão focadas em responder aos desafios globais em saúde ou mudanças climáticas de emergência”. De fato, depois da ACCIÓ-Catalonia Trade & Investment, existem atualmente 1.900 startups na Catalunha (2021), 11,4% a mais que em 2020 e 26,4% a mais que em 2019, antes da pandemia. O relatório sugere que as startups catalãs empregam 19.300 pessoas e que 26% têm dois trabalhadores estrangeiros, 17% não têm dois fundadores.

De acordo com esses dados, 47% das startups catalãs trabalham com tecnologias ligadas à deep tech, ou melhor, aquelas baseadas em descoberta científica ou inovação em engenharia.
Por tecnologia, destacam-se as startups catalãs de inteligência artificial e big data (36% do total), cloud e edge computing (14%) e automação (10%). Internet das Coisas e Sensores (9%), Conectividade (4%), Realidade Aumentada e Virtual (4%), Bioengenharia (3%) e Blockchain (3%).

Por setores, as startups na Catalunha são principalmente dedicadas à saúde (16% do total), soluções de software empresarial (13%) e TIC (7%). Destacam-se também as empresas que atuam nas áreas de viagens e laser (6%), fintech (5%), food tech (5%) e energia (5%). Em termos de financiamento, as startups catalãs vão angariar um investimento de 1.479 milhões de euros em 2021, segundo dados da ACCIÓ-Catalonia Trade & Investment baseados na base de dados internacional Dealroom. Isso é 246% superior ao volume de investimento captado em 2020 e é o maior valor da série histórica.

O grupo que compõe a Missão Internacional possui a presença do presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto; do presidente eleito da Federação e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno; do vice-presidente e prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata; do prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa; do prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei; do superintendente Darlan Santos; do coordenador de turismo, Mário Nascimento; do coordenador técnico de Comunicação da Famurs, Voltaire Santos e do secretário de desenvolvimento econômico de Santa Rosa, Odaylson Eder.


Texto e Foto: Voltaire Santos

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine