Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
22/04/2022

O  mês de abril foi de fechamento de um ciclo pleno. Em 2019, assumi a presidência da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para, juntamente com o time do governo Eduardo Leite, propor uma nova forma de fazer e pensar o licenciamento e a fiscalização ambiental no Rio Grande do Sul.

Novo Código Estadual de Meio Ambiente, Licença Ambiental por Compromisso, redução do tempo médio de análise das licenças, ganhos na fiscalização, autorização para concurso público e uma nova sede para a fundação. Avançamos para além das metas que estipulamos.

Por isso, aceitei o convite para assumir a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) com a certeza de dever cumprido. Acredito que é chegado o momento de avançar, para evoluir em pautas ambientais que são essenciais para a manutenção da vida e do planeta.

Os meses que virão serão decisivos para o governo do Estado que, neste momento, tem parte de sua gestão renovada. Será um período de entregas dos projetos que vêm sendo desenhados e implementados desde 2019.

Sob a gestão do agora governador Ranolfo Vieira Júnior, os secretários e secretárias terão a missão de seguir o caminho trilhado com base no equilíbrio, no diálogo, na confiança e no compromisso com o povo gaúcho. Seguiremos atuando com a continuidade necessária para que o trabalho de excelência seja mantido.

Na área ambiental, teremos como principal desafio nesses próximos meses entregar à população os projetos do Avançar na Sustentabilidade, que prevê mais de R$ 193 milhões do Tesouro em investimentos.

Estamos alinhados com as pautas globais, e combater as mudanças climáticas, sem dúvida, será a bandeira da Sema. Atuaremos em uma transição energética responsável e gradual, para atingirmos as metas assumidas pelo governo do Estado na COP26, de neutralizar as emissões de carbono no RS em 50% até 2030.

O desafio me motiva a seguir em frente. Entro na Sema com o pé direito, certa de que ainda há muito o que se fazer. Através de diálogo, união, técnica e novas tecnologias, trabalharemos incansavelmente pela proteção do meio ambiente, sem esquecer o nosso lema: desenvolver para proteger.

Secretária Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura

Texto: POR MARJORIE KAUFFMANN
Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine