Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
26/01/2022

O  presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, e o diretor-geral e coordenador do Núcleo de Psiquiatria do Simers, Fernando Uberti, participaram de reunião com representantes da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, nesta terça-feira, 25. Na pauta: o alinhamento estratégico com a instituição e a apresentação de projetos da entidade médica.

Esta foi a primeira reunião com os representantes daquela instituição, em que estiveram presentes o defensor Público-Geral, Antônio Flávio de Oliveira, o dirigente do Núcleo de defesa da saúde (NUDS), Aldo Vargas Junior e o defensor público chefe de gabinete, Enir Madruga de Ávila, para tratar do alinhamento de uma parceria de ações de ambas as instituições em prol da saúde e dos médicos.

No encontro, Fernando Uberti sugeriu a atenção na questão de processos para o aumento de leitos psiquiátricos em todos o Estado, e a questão da lista de medicações disponíveis na atenção básica. Na oportunidade, foi divulgado a campanha realizada pela entidade médica e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), tendo como slogan: “Loucura é a falta de assistência psiquiátrica”, onde diversas ações têm sido realizadas no intuito de conscientizar governantes e sociedade para a falta desta demanda.

Durante a reunião, o presidente da entidade médica, Marcos Rovinski, sugeriu aos defensores públicos uma parceria entre as instituições em prol de alinhar ações de bem comum, bem como trazer a discussão de assuntos de melhorias da saúde no Estado.

Para o diretor-geral e coordenador do Núcleo de Psiquiatria, Fernando Uberti: “A construção de um termo de ações conjuntas entre as instituições trará a redução na judicialização de inúmeros processos. E esta reunião iniciou esta parceria de forma muito positiva.”
“Somos parceiros nesta construção, nesta demanda. Conte conosco nesta parceria e criação deste termo. Nós estamos aqui para defender a sociedade”, destaca ao Defensor Público, Antônio Flávio de Oliveira. Neste primeiro encontro foi estabelecida a construção de um termo de ações conjuntas entre Simers e Defensoria Pública do Estado, para ter início ainda em 2022.

Texto e foto: Ascom Simers

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine