Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
18/01/2022

Atuar  em defesa da qualidade e do bom funcionamento da rede de assistência psiquiátrica no Estado é uma das premissas do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers). E neste Janeiro Branco – mês de atenção à saúde mental -, a entidade médica realizou blitz em pontos de grande circulação de público com o intuito de chamar a atenção para o tema.

Na capital, a ação ocorreu na tarde desta segunda-feira, 17, nas imediações do Palácio Piratini e das secretarias estadual e municipal de saúde. Houve distribuição de adesivo e laço de fita branco, em alusão a cor representativa do mês. A cidade de Canoas, na região metropolitana, também recebeu a blitz.

A iniciativa faz parte de uma grande campanha desenvolvida pelo Núcleo de Psiquiatria do Simers em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Com o slogan “Loucura é a falta de assistência psiquiátrica”, o movimento visa conscientizar poder público e população sobre a necessidade de assistência psiquiátrica hospitalar e ambulatorial de qualidade, garantia de insumos e de infraestrutura adequada, bem como atendimento especializado. Como parte da ação, o Núcleo de Psiquiatria vem realizando um trabalho de mapeamento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Cerca de 60 espaços já foram visitados e 25% deles não contam com médicos psiquiatras. Os resultados obtidos deram origem a um relatório onde constam todas as informações técnicas sobre as vistorias.

Além do Raio-X dos CAPS, o Simers realiza diversas outras ações em prol da saúde mental. Um Canal de Denúncias foi criado para que usuários e/ou profissionais possa registrar queixas com relação aos serviços, de modo que a entidade possa intervir junto às autoridades competentes.

Diante da incidência de patologias mentais entre a categoria médica, o Simers, por meio do Núcleo de Psiquiatria, lançou o Sim Mental, programa de atendimento psicológico exclusivo à categoria.

A entidade busca o contato permanente com os profissionais a fim de identificar necessidades de ação. Entre as prioridades para 2022 está a criação de um sistema de notificação e intervenção precoce para agravos em saúde mental entre médicos, residentes e estudantes de Medicina.

A nacionalização das ações também faz parte da estratégia de atuação do Núcleo de Psiquiatria para este ano, o que já vem sendo colocado em prática por meio da parceira com a ABP.

O Núcleo de Psiquiatria do Simers tem coordenação de Fernando Uberti e é formado pelos psiquiatras Gabriela Schuster, Luciana Mesko, Rogério Cardoso e Vilma Cidade.

Texto e foto: Ascom Simers

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine