Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
16/09/2021

O  Setembro Amarelo foi tema da reunião virtual da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Porto Alegre (Cosmam) nesta terça-feira, 14. A proponente da iniciativa foi a vereadora psicóloga Tanise Sabino. Ela destacou que no mês de prevenção ao suicídio serve mais do que nunca para falar sobre saúde mental com a sociedade.

A vereadora disse que os dados são alarmantes, pois aproximadamente um milhão de pessoas cometem suicídio anualmente no mundo. Outro ponto de destaque é o fato de que entre 90% e 95% dos suicídios estão relacionados ao transtorno mental. Segundo Tanise Sabino, é preciso sensibilizar à sociedade quanto a possibilidade de o suicídio ser evitado.

Durante sua participação, o médico psiquiatra, diretor do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul e integrante do Núcleo de Psiquiatria da entidade médica, Rogério Cardoso, saudou a proposta da vereadora de trazer o debate sobre o suicídio. Ele enfatizou a preocupação do Sindicato com o tema através de ações realizadas junto ao Hospital Psiquiátrico São Pedro e as visitas técnicas que estão sendo realizadas em CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) de todo o Estado.

Na avaliação de Cardoso, o suicídio é um problema dinâmico e demanda consultas frequentes, fato que deve ser levado em consideração pelos gestores da saúde pública. Ao concluir sua manifestação, Rogério Cardoso afirmou que o Simers está à disposição para auxiliar tanto nos aspectos da saúde física quanto mental.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine