Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
CANOAS
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
VENÂNCIO AIRES
 



 
  
 
 
16/09/2021

As  artes cênicas estão de volta com performances presenciais, ações formativas com intercâmbio entre grupos e espetáculos com grandes nomes das artes cênicas brasileiras – neste caso, ainda em formato virtual. A programação do Palco Giratório Sesc 2021, que acontece de 30 de setembro a 16 de outubro, foi apresentada pelo Sesc/RS nesta quarta-feira (15/09) e está cheia de atrações para quem aguarda o retorno à plateia e à coxia. Serão 17 espetáculos transmitidos on-line com grupos de dez estados, três performances presenciais em Porto Alegre, dois espetáculos digitais apresentados em parceria com o Instituto Goethe e 15 atividades formativas que reunirão 18 grupos artísticos do Rio Grande do Sul. A programação completa pode ser conferida no site www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio/.

O lançamento, realizado na nova sede do Sistema Fecomércio-RS, contou com uma performance teatral do grupo Incomode-te para imprensa e autoridades da área da cultura. O diretor do Sesc-RS e do Senac/RS, José Paulo da Rosa, lembrou que o Palco Giratório é um festival que se caracteriza pela circulação de grupos de todo o Brasil, facilitada pela atuação nacional do Sesc, e destacou que, neste ano, o evento será um exercício para a retomada das atividades culturais, com um misto de atrações on-line e presenciais: “A gente sabe de todas as dificuldades que tivemos em 2020 e 2021, mas, mantendo o Palco Giratório, queremos permitir que esse retorno aconteça de forma muito qualificada. Vamos trabalhar para que no ano que vem, quando Porto Alegre completa 250 anos, possamos ter uma edição ainda mais forte e maior”, adiantou.

A secretária estadual da Cultura, Beatriz Araújo, destacou que o Palco Giratório oferece ações formativas e trocas de experiências entre a classe artística e leva ao público a produção teatral de todo o país, o que o caracteriza como um espaço de resistência neste momento pandêmico. O secretário municipal de Cultura de Porto Alegre, Gunter Axt, ressaltou que o Palco Giratório tem um papel fundamental para a construção da identidade dramatúrgica, devido ao seu alcance social, o que fortalece a economia da cultura e a identidade brasileira.

A programação contará com apresentações de grupos de todo o Brasil, inclusive com espetáculos produzidos por grupos do Rio Grande do Sul como Macbeth e o Reino Sombrio: Shakespeare para Crianças (Coletivo Órbita – 05/10 às 16h) e Ícaro (LM Produções – 15/10 às 20h), além de trabalhos selecionados por meio do projeto Transit, uma parceria entre Goethe Institut e Sesc/RS. Outros espetáculos de destaque são Vaga Carne (Grace Passô/MG – 30/09 às 20h), Interior (Grupo Bagaceira de Teatro/CE – 10/10 às 20h) e Boquinha…e assim surgiu o mundo (Coletivo Preto/RJ – 12/10 às 16h). As transmissões serão realizadas no canal do Sesc Brasil no YouTube. Confira a programação completa com as sinopses dos espetáculos no site www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio/.

Atrações presenciais

Os frequentadores do Parque Farroupilha (Redenção) e da Ponte dos Açorianos podem se deparar com intervenções presenciais do Palco Giratório 2021. A proposta é surpreender a comunidade, resgatar as emoções despertadas pelo teatro e convidar o público a explorar o evento on-line. No dia 30 de setembro, o grupo De Pernas para o Ar (RS) levará o espetáculo-instalação Automákina – Universo Deslizante ao Parque Farroupilha. No dia 7 de outubro, a Ponte dos Açorianos será palco da performance Ritual de Sobrevivência Urbana do Coletivo Ecopoética. E a Redenção voltará a receber atrações presenciais do Palco Giratório nos dias 10 e 16 de outubro, com a apresentação A Piscina, da Geda Cia de Dança (RS).

Os horários não serão revelados antecipadamente para evitar aglomerações. Mas quem tiver interesse em garantir a visualização de um projeto presencial pode reservar um horário para conferir o Edifício Cristal, da Cia. Incomode-te (RS), que estará na sede do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac (Rua Fecomércio, s/n, bairro Anchieta) nos dias 30 de setembro, 1º de outubro e de 04 a 08 de outubro das 9h às 17h. A instalação interativa é composta por uma cristaleira que simula em seu interior um prédio em miniatura, em que é possível espiar os apartamentos. Cada um tem uma história que é narrada por atores. O agendamento pode ser feito pelo e-mail palcogiratoriosesc@sesc-rs.com.br.

Outra atração presencial é a exposição O Olhar da Cena, que pode ser visitada até o dia 30 de outubro nas galerias Xico Stockinger e Mario Quintana, que ficam nas estações Rodoviária e Mercado do Trensurb, respectivamente. A mostra traz imagens dos espetáculos que integram a programação do Palco Giratório 2021 e visa valorizar as produções que compõem o festival despertar o interesse do público que passa diariamente pelo local.

Atividades formativas – Intercâmbios e Conexões

O contato com artistas, as trocas de experiências entre grupos e as reflexões sobre a cena não ficaram de fora desta edição híbrida do Palco Giratório. Estão programadas atividades formativas, na forma de debates e palestras, que promovem o encontro de artistas de todo o país. Para participar é necessário se inscrever, já que há um número limitado de participantes para cada atividade. Todas as ações do projeto Intercâmbio e Conexões são gratuitas. Os links para as inscrições podem ser encontrados no site www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio.

Revista Ato

Além das atividades formativas, o Sesc/RS disponibiliza gratuitamente a Revista Ato, com o intuito de registrar as reflexões e impressões de artistas e pesquisadores em um momento tão singular para as artes cênicas. A publicação, que conta com a forma impressa e digital, traz ensaios e artigos de Marcelo Ádams (RS), Dodi Leal (MG), Vicente Concilio (SC) e Mariana Lima Muniz (MG). A revista traz ainda entrevistas com grupos relevantes no cenário cultural brasileiro que já passaram ou estão participando de projetos do Sesc como os coletivos Lume Teatro (SP), UTA (RS), Carmin (RN) e Matheus Nachtergaele (RJ). O material pode ser acessado em www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio.

Ações no Interior do Rio Grande do Sul

Em novembro, o Palco Giratório Sesc terá continuidade pelo Interior do Rio Grande do Sul. Dez cidades gaúchas receberão oficinas, debates e intercâmbios com artistas e grupos de todas as regiões do país. Também haverá apresentações de artistas locais, em programação que será divulgada em breve. As cidades que receberão o projeto são Alegrete, Camaquã, Canoas, Caxias do Sul, Ijuí, Montenegro, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Santa Rosa e São Leopoldo.

Na visão de Silvio Bento, gerente de Educação, Assistência e Cultura do Sesc/RS, valorizar a arte e facilitar o acesso à cultura se tornou ainda mais relevante diante das dificuldades enfrentadas por toda a comunidade, em uma crise que afeta desproporcionalmente a classe artística: “Acreditamos que a cultura abre janelas para a educação, estimula a criatividade e proporciona felicidade e bem-estar, elementos que foram tão desafiados neste último ano. Esperamos que todos aproveitem a programação do Palco Giratório Sesc, o maior circuito de artes cênicas do país, pensado para encantar adultos, crianças e classe artística com uma programação diversa, acessível e plural”.

Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e fizeram diferença na vida de milhares de pessoas em 2020, que passaram a ter à disposição alternativas virtuais de produtos e serviços. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.

Palco Giratório Sesc/RS

Datas: de 30 de setembro a 16 de outubro
Transmissão dos espetáculos: Canal do Sesc Brasil no Youtube: https://www.youtube.com/user/SescBrasil
Programação: https://www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio/

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine