Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
13/09/2021

Uma  nova técnica para a descoberta de redes irregulares de esgoto passará a ser utilizada em Canoas. A Metrosul deve iniciar a utilização do método “fumacê” pelo bairro Igara, na próxima quinta-feira (16), se o tempo permitir. A técnica não pode ser utilizada em dias chuvosos. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente informa aos moradores da região e localidades vizinhas que a fumaça não é tóxica, mas pode ingressar nas residências pelas janelas, tubulações, torneiras ou frestas de portas.

De acordo com o secretário adjunto do Meio Ambiente de Canoas, Dariu Filho, a rede de esgotos está sendo melhorada. “O esgoto não coletado separadamente acaba contaminando o meio ambiente, caindo nos rios, por exemplo, sem qualquer tratamento”, disse, sobre a importância das redes exclusivas, que separam esgoto cloacal e pluvial.

Além da questão ambiental, a separação das redes evita sobrecarga, o que pode levar ao rompimento de tubulações em residências e até mesmo. em vias públicas.

Técnica inovadora

Uma fumaça não tóxica é aplicada nas entradas dos poços de visitas (PVs), estruturas que acessam as tubulações. O produto percorre o caminho inverso do esgoto e apontando onde ocorre ligação direta da rede pluvial e cloacal. Testes já foram realizados em Alvorada, Cachoeirinha, Esteio, Gravataí e Viamão.


 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine