Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
CANOAS
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
VENÂNCIO AIRES
 



 
  
 
 
09/09/2021

Atletas  do Grêmio Náutico União (GNU) que participaram dos Jogos Paralímpicos em Tóquio foram recebidos pelo governador Eduardo Leite e pelo secretário de Esporte e Lazer, Danrlei de Deus, no Palácio Piratini, nesta quinta-feira (9/9).

Nos jardins do palácio, o governador conversou com os esportistas Maria Carolina Gomes Santiago, Ruiter Antônio Gonçalves Silva, Roberto Alcade, Susana Schnarndorf, da natação e Vanderson Chaves e Mônica Santos, da esgrima em cadeira de rodas. Leite agradeceu aos atletas por levarem o nome do Rio Grande do Sul para a competição.
“O esporte tem um efeito muito importante nas questões sociais. O impacto se vê na segurança, no estímulo para a juventude. E vocês são, sem dúvida alguma, um exemplo. Os paratletas têm um fator adicional de inspiração, pela superação dos desafios, daqueles que seriam seus próprios limites e que são superados. Vocês são uma inspiração e tornam isso um exemplo para mobilizar a nossa população. Por isso tudo, meu muito obrigado a vocês”, disse.

A nadadora Maria Carolina Santiago, primeira brasileira a conquistar três medalhas de ouro na natação em uma única edição dos Jogos Paralímpicos, além de uma prata e um bronze, carregava suas conquistas no peito e se emocionou ao falar do impacto do esporte na sua vida e do incentivo que recebeu no clube gaúcho desde 2018, depois de sair de sua terra natal, Pernambuco.

“Acreditaram desde o início. Desde que entrei no movimento paralímpico eu vi o quanto é incrível e o quanto existe de superação e realização ali dentro. Só tenho a agradecer. Hoje digo que sou pernambucana, mas gaúcha de coração”, disse a atleta de 37 anos, que nasceu com síndrome de Morning Glory, uma alteração congênita na retina que reduz seu campo de visão.
O governador falou também sobre a importância das políticas públicas de incentivo ao esporte. “Desde o início do nosso governo, implementamos o Pró-esporte, e ampliamos o valor investido neste ano. E, agora que o Estado está em melhores condições financeiras, já pedi ao secretário Danrlei para que organize uma política de investimentos mais robusta na área do esporte", disse Leite.

A Secretaria de Esporte e Lazer trabalha no Programa Estadual para a Infraestrutura Esportiva, para melhorar as condições dos espaços existentes e ampliar as estruturas esportivas como centros, quadras, campos, ciclovias já iniciadas ou ainda na condição de projetos, além do projeto do Bolsa Atleta Estadual para atletas e treinadores, com lançamento previsto até o fim de 2021.



 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine