Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
CANOAS
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
VENÂNCIO AIRES
 



 
  
 
 
08/09/2021

Os  18 anos da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) foram celebrados pela Assembleia Legislativa em almoço nesta terça-feira (7), na casa da entidade, na Expointer, em Esteio. O presidente do Legislativo, deputado Gabriel Souza (MDB), entregou uma placa em homenagem à Febrac pelas suas contribuições para o desenvolvimento da pecuária no RS e ações que garantem a entrega de um produto de qualidade para os mercados interno e externo. Participaram do evento o presidente da entidade, Leonardo Lamachia, o governador Eduardo Leite, lideranças políticas e empresariais, além de representantes de instituições.

Para o presidente Gabriel, o número de animais inscritos na Expointer deste ano, que se aproxima do registrado em 2019 – última edição com presença de público – é resultado da força e do trabalho da diretoria, das associações e dos criadores. “Não temos dúvidas que os animais são as grandes estrelas da feira, que nasceu na pecuária. O setor contribuiu e segue contribuindo para que a Expointer seja este grande encontro do agronegócio não só para o Rio Grande do Sul, como para todo o Brasil”, destacou o parlamentar durante a sua fala.

Complementou lembrando da agenda do Governo do Estado baseada em três pilares – equilíbrio fiscal, modernização da máquina pública e rediscussão do tamanho do Estado – iniciada no Governo Sartori. “Uma agenda necessária para o desenvolvimento gaúcho que tanto perdeu posições no ranking de competitividade do país. Na Assembleia estamos fazendo a nossa parte para tornar o RS cada vez mais um ambiente favorável para os negócios”, explicou o presidente do Legislativo.

Gabriel ressaltou também a importância do trabalho de instituições como a Febrac para a economia do RS. “Em nome dos 55 deputados que integram o Parlamento gaúcho, tenho muito orgulho de entregar esta placa em homenagem aos 18 anos da Febrac. A Assembleia Legislativa agradece e reconhece o trabalho de todos que auxiliam no fomento do setor e contribuem para o desenvolvimento econômico e social do nosso estado”, concluiu o presidente.

18 anos em defesa da pecuária gaúcha
A Febrac, que é co-promotora da Expointer, foi fundada em outubro de 2002 e tem como proposta promover a defesa dos direitos e interesses dos criadores de animais de raça, favorecer o estímulo à criação, oferecer suporte comercial e qualificação zootécnica, além de propor medidas, políticas e ações para atender as prioridades do setor. O presidente Lamachia reconheceu o trabalho dos presidentes, dirigentes e integrantes das associações de criadores de animais, concedendo a eles o mérito pelos bons resultados do setor na Expointer e a homenagem recebida. “A exposição na feira é um exercício de muitos anos e que exige planejamento e muitos investimentos para que as verdadeiras estrelas da agropecuária estejam aqui”, ressaltou Lamachia.

O presidente da entidade enalteceu também as ações promovidas pelo Governo do Estado, e chanceladas pela Assembleia Legislativa, para promover as reformas estruturais. “A adequação do tamanho do Estado proporciona um ambiente mais favorável para os empreendedores do campo e da cidade, gerando mais emprego e renda”, disse.

Sobre a agenda de reformas, o governador Eduardo Leite, que recebeu a medalha Paulo Brossard, distinção concedida pela Febrac a personalidades e líderes com atuação destaque no agro gaúcho, destacou que a relação entre o Executivo e o Legislativo coloca o Rio Grande do Sul como um estado que busca convergências, com respeito e diálogo. “Isso não significa que não exista divergência, mas temos capacidade de conviver com as diferenças e enfrentamos na base dos argumentos os problemas atuais. Nos respeitamos e nos enfrentamos no campo das ideias. Fizemos reformas mais profundas que em outros estados”, afirmou.

Presenças
Também participaram do evento o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal; a secretária de Agricultura do Estado, Silvana Covatti; o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos; o secretário de Turismo do Estado, Ronaldo Santini; a secretária de Comunicação do Estado, Tânia Moreira; o subsecretário do Parque de Exposições Assis Brasil, Gabriel Fogaça; o presidente da Farsul, Gedeão Pereira; o presidente do Simers, Cláudio Bier; o deputado federal Covatti Filho; o deputado estadual Ernani Polo; o senador Luis Carlos Heinze; o diretor do Badesul, Flávio Lamel; o vice-presidente da Rede Pampa, Paulo Sérgio Pinto; entre outros convidados.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine