Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
06/09/2021

O  vice-prefeito Dr. Levi Melo e o secretário municipal de Cultura, Esportes e Lazer (SMCEL), Leandro Ferreira, estiveram presentes, neste domingo, 5, à solenidade de entrega da Chama Crioula, vinda do município de Viamão/RS para Gravataí. O evento foi uma realização da 1ª Região Tradicionalista - MTG, Subcoordenadoria do Vale do Gravataí e entidades tradicionalistas do município. O percurso foi acompanhado por uma comitiva de cavalarianos capitaneada por Vanir Pedroso.


Neste ano, a festa Farroupilha recebeu o título de "Caminhos de Anita", que tem como objetivo comemorar o bicentenário de nascimento da Anita Garibaldi, uma das personalidades femininas mais cultuadas no Sul do Brasil. Trata-se de uma homenagem a sua bravura, inserida no contexto farroupilha, visto que, ao lado de Giuseppe Garibaldi, Anita lutou pela liberdade do Rio Grande do Sul.


"Aqui pertinho do CTG Chaleira Preta, no bairro Morada do Vale I, temos uma avenida que leva o nome de Anita Garibaldi. É uma grande satisfação estar aqui, nesta retomada dos eventos presenciais. Seguindo todos os cuidados e protocolos de segurança, estamos podendo nos encontrar, olhar no olho, e dizer: que bom que estamos aqui, que bom que estamos vivos", disse Dr. Levi Melo.


A patrona dos Festejos Farroupilhas de Gravataí deste ano é a tradicionalista Fernanda Fraga. Natural de Gravataí, a patrona está inserida no movimento desde 1993. Foi a primeira prenda adulta (coordenadora cultural e de invernada) e esteve à frente da Fundação Municipal de Arte e Cultura de Gravataí (2013/2017) e da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer do município (2017/2020).


"Ser a Patrona dos Festejos Farroupilhas neste ano tão representativo, em que comemoramos o Bicentenário de Anita Garibaldi, é um presente que recebo com muita honra e carinho das entidades tradicionalistas da nossa Gravataí. Sem dúvida, a força e a determinação de Anita estão presentes até hoje nas mulheres que constroem o Tradicionalismo", destacou Fernanda Fraga.


Estiveram entre os presentes, o conselheiro do MTG Édison da Silva Fagundes, a subcoordenadora do Vale do Gravataí da 1º RT, Simone Buvie, o patrão do CTG Chaleira Preta, Joelci Guimarães, a secretária municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, Selma Fraga, o presidente do Instituto de Saúde dos Servidores de Gravataí, Neri Facin, e o vereador Mario Peres.


No dia 11 de setembro, às 11h30, ocorrerá a abertura oficial dos Festejos Farroupilhas de 2021, no CTG Chaleira Preta.

____________________________________________________




 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine